Açoriano Oriental
Conclusão da estrada Barreiros/Fenais de novo adiada
Prazo para reabilitação da estrada regional entre Barreiros e Fenais da Ajuda, que deveria ter ficado concluída em Outubro, foi novamente prolongado. Empreitada deverá terminar apenas no início de 2009
Conclusão da estrada Barreiros/Fenais de novo adiada

Autor: Paula Gouveia

O prazo para conclusão da obra de reabilitação da estrada regional Barreiros/Fenais da Ajuda vai ter de ser adiado pela segunda vez.
A empreitada, que deveria ter ficado pronta em Outubro, só deverá ficar concluída no início de 2009, pois prosseguem ainda as intervenções entre a Lombinha da Maia e o Burguete e entre a Ribeira Funda e Fenais da Ajuda.
 No troço Lombinha da Maia/Burguete, o atraso deve-se ao facto da Câmara Municipal da Ribeira Grande ter solicitado à Direcção Regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres para colocar as infra-estruturas de saneamento básico e abastecimento de água durante as obras de reabilitação da estrada regional e se ter atrasado no arranque da empreitada, iniciando-a apenas a 15 de Outubro, já muito perto do fim do prazo da conclusão da obra do Governo - um atraso que se agravou porque o empreiteiro contratado pela autarquia acabou por danificar a sub-base do troço que estava a ser intervencionado e tem agora de proceder à sua correcção.
Ora, só depois de concluída a correcção da sub-base é que a empreitada de reabilitação do referido troço da estrada regional poderá seguir o seu curso normal. E tendo em conta que o prazo de conclusão da empreitada já havia sido adiado de Outubro para 15 de Dezembro (data de ontem), vai ter que ser novamente prorrogado.
Segundo o director regional dos Equipamentos e Transportes Terrestres, está agendada uma reunião para a definição de um novo prazo para a conclusão das obras, que deverá ocorrer no início de 2009.
Pronto está apenas o troço entre Barreiros e Lomba da Maia. Ainda está a decorrer a intervenção entre a Ribeira Funda e os Fenais da Ajuda, onde o trânsito embora condicionado está a circular.  Na ponte da Ribeira dos Miguéis (Lombinha da Maia) já é possível transitar, embora ainda não tenha o pavimento definitivo.
Alguns dos constrangimentos ao trânsito que causaram nos últimos meses o descontentamento da população local, bem como do concelho vizinho (Nordeste), começam a ficar minimizados. Recorde-se que a demora das obras levou a Câmara Municipal do Nordeste a fazer eco da indignação da população  e a solicitar à Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos a aceleração das obras, por se tratar de uma via essencial e sem alternativa equivalente para a população da costa norte  e nordeste de São Miguel, tendo em conta que a dimensão da obra não justifica um prazo de conclusão tão alargado.


 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados