Comissária europeia apresenta nos Açores agenda territorial

A comissária europeia para a Política Regional, Danuta Hubner, apresenta sexta-feira no conselho informal de Ponta Delgada, Açores, o projecto de agenda territorial europeia, que quer ver adoptada em 2008.


"A coesão territorial está consagrada no novo Tratado (de Lisboa)", disse a comissária, salientando que é tempo de serem definidas políticas neste âmbito.

    Sexta-feira e sábado os ministros do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Territorial dos 27 reúnem-se para debater o futuro da política europeia de coesão, após 2013.

    "A presidência portuguesa foi extremamente activa nesta área política", disse hoje à agência Lusa Danuta Hubner.

    Para além da agenda territorial e do futuro da política de coesão, Danuta Hubner disse ainda que em cima da mesa está o debate de um documento "a adoptar em Dezembro" sobre desenvolvimento territorial e inovação.

    A região dos Açores, exemplificou, "investe muito na inovação e competitividade, bem como no combate às alterações climáticas.

    "Temos que conseguir usar o nosso potencial territorial para ajudar a atingir uma Europa mais sustentável, competitiva e coesa".

    Danuta Hubner está empenhada em dar "uma dimensão territorial" a todas as políticas sectoriais.

    A agenda territorial ambiciona ainda contribuir para "uma política mais orientada para os resultados".

    A comissária quer lançar, em 2008, um Livro Verde sobre a agenda territorial.
PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024