Açoriano Oriental
Estado da União
Comissão apoia criação de comunidade política e reforça combate à corrupção

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou o apoio à criação da futura Comunidade Política Europeia, que será discutida em outubro, num Conselho Europeu informal, e reiterou a luta contra a corrupção.

Comissão apoia criação de comunidade política e reforça combate à corrupção

Autor: Lusa/AO Online

“Subscrevo o apelo à criação de uma Comunidade Política Europeia — e nesse sentido apresentaremos as nossas ideias ao Conselho Europeu”, disse Von der Leyen, falando no seu terceiro discurso sobre o Estado da União Europeia (UE) perante o Parlamento Europeu.

A líder do executivo comunitário referiu ainda que a UE “está incompleta” sem os cidadãos dos Balcãs Ocidentais, Ucrânia, Moldávia e Geórgia.

“Vocês fazem parte da nossa família, o vosso futuro é connosco na União e a União não fica completa sem vocês”, sublinhou, acrescentando ainda a necessidade de “continuar a apoiar os países da Europa mesmo depois do processo de adesão”.

A criação de uma Comunidade Política Europeia foi lançada na presidência francesa do Conselho da UE com o objetivo de reforçar a cooperação entre o bloco e países vizinhos – incluindo os candidatos à adesão.

Ursula von der Leyen sublinhou também, no seu discurso, a importância da luta contra a corrupção: “Para sermos credíveis quando pedimos aos países candidatos que reforcem as suas democracias, também nós temos de erradicar a corrupção interna”.

Assim, a Comissão apresentará, em 2023, medidas para atualizar o quadro legislativo em matéria de luta contra a corrupção, incluindo o agravamento das sanções a “crimes como o enriquecimento ilícito, o tráfico de influência e o abuso de poder, para além dos crimes mais clássicos, como o suborno”.

A presidente da Comissão Europeia anunciou ainda que proporá “a inclusão da corrupção no regime de sanções em matéria de direitos humanos, o novo instrumento para proteger os nossos valores no estrangeiro”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados