Defesa

Comando da NATO e Base das Lajes na agenda de Amado

O ministro da Defesa chega esta terça-feira aos EUA, onde terá um encontro com o secretário norte-americano da Defesa, para discutir o comando da NATO em Oeiras, Base das Lajes e participação de empresas portuguesas em concursos militares norte-americanos.


No âmbito da NATO, disse fonte da embaixada em Washington, o ministro Augusto Santos Silva irá discutir com o seu homólogo o futuro papel do comando em Oeiras, no quadro dos resultados da Cimeira da Aliança Atlântica em Lisboa, no final do ano passado.

Recentemente, Santos Silva disse que a reforma dos comandos da NATO, que decidirá a permanência do actual comando de Oeiras, está atrasada e deverá conhecer desenvolvimentos em Junho.

O encontro de Santos Silva com Robert Gates terá lugar na quarta-feira de manhã e a agenda prevê ainda para o dia seguinte uma cerimónia de homenagem no cemitério nacional norte-americano de Arlington, arredores de Washington.

Em discussão entre os dois governantes estará a forma como vai ser feito o alargamento e reparação da pista da Base das Lajes, nos Açores, segundo adiantou a mesma fonte.

Outro dos objectivos da delegação portuguesa é conseguir que as empresas portuguesas do sector de Segurança e Defesa consigam “mais informação para participar em concursos” nos Estados Unidos, referiu.

Sobre o conflito na Líbia, em relação ao qual Portugal optou por não ter intervenção militar, ao contrário de outros aliados da NATO, Santos Silva e Robert Gates irão trocar informações.

Na agenda estarão ainda as relações bilaterais na área da Defesa e as relações multilaterais em que Portugal e Estados Unidos estão envolvidos.
PUB

Fruto sobretudo do aumento do turismo e das viaturas de aluguer, o consumo de gasolina 95 aumentou cerca de 20 milhões de litros nos Açores entre 2014 e 2024, tendo o mês de julho de 2025 ultrapassado pela primeira vez a barreira dos seis milhões de litros num mês