Açoriano Oriental
Colóquio 25 anos da morte de Natália Correia a 29 e 30 de novembro na Fajã de Baixo

A Câmara Municipal de Ponta Delgada promove, nos dias 29 e 30 de novembro, o Colóquio comemorativo dos 25 anos da morte de Natália Correia. O colóquio decorrerá no Centro Natália Correia, na Fajã de Baixo.

Colóquio 25 anos da morte de Natália Correia a 29 e 30 de novembro na Fajã de Baixo

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Desta forma e para o dia 29 de novembro, (quinta-feira), às 11 horas, terá lugar a sessão de abertura do colóquio, com a leitura da comunicação de Manuela Ramalho Eanes, ao que se segue o primeiro painel, subordinado ao tema “A ilha e o mundo em Natália Correia”, que será moderado por Armando Nascimento Ros, refere nota de imprensa.

Às 11h30, Carlos Melo Bento proferirá uma palestra sobre o tema “Natália Correia, um génio na minha vida”, seguida de debate.

“O Arquivo Pessoal de Natália Correia. Tratamento e disponibilização do arquivo de uma figura incontornável do séc. XX em Portugal” é o título da conferência a proferir, às 12h00, por Odília Gameiro, também seguida de debate.

Entretanto, às 14h30, tem início o segundo painel, subordinado ao tema “Ditaduras e Liberdades em Natália Correia”, que tem como moderador António Vilhena.

Segue-se, a partir das 14h30, as conferências “Botequim da Liberdade”, por Luís Filipe Sarmento, e “Paixão, razão, poesia e riso: cenas da dramaturgia nataliana”, por Armando Nascimento Rosa, ambas seguidas de debate.

Já pelas 15h30, Ângela Almeida, proferirá uma conferência sobre “A liberdade e o absoluto heterodoxo em Natália Correi: a escrita como lugar de síntese” e, às 16h15, Fernando Pinto do Amaral falará sobre “A pulsão da liberdade em Natália Correia – a poesia como zona de risco e ‘câmara de reflexão’”, ambas seguidas de debate.

Ainda na quinta-feira e a partir das 17 horas, Leonor Sampaio da Silva falará sobre “Em Portugal somos todos mudos? O caso de Natália Correia” e Vamberto Freitas sobre “De Ângela de Almeida e de Natália Correia: uma revisitação”, também estas seguidas de debate.

Para a sexta-feira, dia 30 de novembro, a partir das 10h30 tem lugar, o terceiro painel do colóquio, subordinado ao tema “Interioridade e Portugalidade em Natália Correia”, que será moderado por Ângela Almeida.

Às 10h30, António Vilhena falará sobre “Por dentro vejo o mundo”, ao que se segue o debate.

Às 11h00, Fernando Dacosta será o orador da conferência “Natália Correia- um ser que veio do futuro” e, às 11h45, José Manuel Anes falará sobre “O simbolismo alquímico em Natália Correia: dos Sonetos Românticos às Núpcias”. Cada palestra é seguida de debate.

O colóquio terminará às 14h30, com a leitura das conclusões e poesia de Natália Correia, dita por Eleonora Marino Duarte, sendo que a sessão de encerramento contará com a presença de José Manuel Bolieiro, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Entretanto e ainda na sexta-feira, pelas 15h15, José Manuel Bolieiro, procederá ao descerramento da placa identificativa da casa onde nasceu Natália Correia.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados