Trata-se do complexo escolar de maior dimensão no concelho de Torres Vedras, destinado a 462 crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo da freguesia da Ventosa.
O novo equipamento "vem oferecer melhores condições físicas e de aprendizagem aos alunos" e substituir as escolas da Moçafaneira, Arneiros,Bordinheira, Fernandinho, Costa de Água, Montengrão e Pedra e os jardins-de-infância de Moçafaneira e Arneiros.
"Pela sua reduzida dimensão, os estabelecimentos agora encerrados possuíam turmas com diferentes anos de escolaridade, o que dificultava pedagogicamente o ensino", refere a autarquia.
O centro escolar teve um investimento de 5,1 milhões de euros, dos quais 1,8 milhões foram comparticipados por fundos comunitários.
O equipamento possui cinco salas de aula, uma sala de prolongamento do horário e recreio coberto polivalente para o pré-escolar e doze salas de aula (cada uma com pátio exterior), seis salas de expressão plástica e sala de educação musical para o primeiro ciclo.
O complexo está ainda dotado de refeitório com cozinha, gabinete médico, sala para docentes e outra para não docentes, sala de reuniões para encarregados de educação, biblioteca, ginásio e balneários, espaço desportivo em zona coberta e descoberta e zonas de recreio.
