Açoriano Oriental
Censo anual de milhafres decorre a 6 e 7 de abril nos Açores

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove nos dias 6 e 7 de abril, o XIV Censo de Milhafres nos Açores.

Censo anual de milhafres decorre a 6 e 7 de abril nos Açores

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

A iniciativa realiza-se todos os anos desde 2006 e pretende mobilizar dezenas de voluntários, a quem se pede a recolha de dados sobre os avistamentos destas aves. Os interessados em participar nesta iniciativa devem enviar um e-mail para [email protected].


De acordo com nota de imprensa, o XIV Censo de Milhafres, à semelhança do que é habitual, é realizado por voluntários que percorrem rotas predefinidas onde são contados todos os milhafres avistados ao longo da rota.


Com uma envergadura entre 110 e 130 centímetros, os milhafres podem ser vistos “sozinhos ou em grupo, a voar, pairar, pousados no solo ou muito frequentemente em cima de muros, postes e nos seus poisos de caça. A espécie pode ser observada um pouco por todo o lado, em zonas florestais, áreas costeiras, pastagens e mesmo zonas urbanas”, diz a nota.


O envenenamento e a eletrocussão em linhas elétricas são as principais ameaças que afetam os milhafres, para além da captura e abate ilegais.


Para participar neste censo não é necessário ter conhecimentos científicos específicos, bastando conseguir identificar esta ave de rapina.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados