Açoriano Oriental
Cavaco inicia hoje deslocação de cinco dias aos Açores
O Presidente da República inicia hoje uma visita de cinco dias aos Açores, uma viagem que começa em Santa Maria e levará ainda Cavaco Silva a outras cinco ilhas do arquipélago.
Cavaco inicia hoje deslocação de cinco dias aos Açores

Autor: Lusa/AO Online

O chefe de Estado chegará a Santa Maria ao final da manhã a bordo de um Falcon da Força Aérea Portuguesa e ainda no aeroporto fará uma saudação aos açorianos.

Do aeroporto, a comitiva presidencial seguirá para a Câmara Municipal de Vila do Porto e, depois da receção na autarquia, fará uma visita ao Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo.

Ainda antes do almoço, Cavaco Silva assistirá à apresentação do Plano Estratégico para o Desenvolvimento da ilha de Santa Maria.

Depois do almoço, que será oferecido pelo presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, o chefe de Estado irá visitar o Centro de Rastreio de Satélites da ESA – Agência Espacial Europeia.

A meio da tarde, e após uma breve paragem no miradouro da Praia Formosa, o chefe de Estado cumprirá o último ponto da agenda da visita à ilha de Santa Maria, no Centro de Controlo Oceânico de Santa Maria.

Pelas 18:00, o Presidente da República deixará o grupo oriental do arquipélago dos Açores em direção ao grupo central, aterrando na ilha Graciosa uma hora depois.

O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, que estará ao lado de Cavaco Silva em vários pontos do programa, disse segunda-feira não atribuir importância especial à visita de Cavaco Silva ao arquipélago, mas frisou que o chefe de Estado "é bem vindo, como todos os que vêm por bem".

"Esta visita é para conhecer algumas ilhas que o Presidente da República ainda não tinha visitado. Não atribuo grande importância, porque não é propriamente uma visita de trabalho, é uma visita de soberania e de representação", afirmou Carlos César.

Ao todo, serão seis as ilhas que o Presidente da República irá visitar entre hoje e sábado, as cinco ilhas que ficaram de fora do programa da visita que efetuou ao arquipélago em 2007 – Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo – e São Miguel.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados