Autor: Lusa/AO Online
"A Casa do Lavrador e o Museu dos Lacticínios estavam em ruínas, mas os imóveis foram adquiridos pela autarquia e alvo de obras de recuperação", disse o presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, João Lourenço, em declarações à Lusa.
Segundo o autarca, no caso do Museu dos Lacticínios o espaço resulta da recuperação da "primeira cooperativa das Flores, que se dedicava à produção de manteiga e queijo".
Já na vila das Lajes, foi recuperada uma casa típica do concelho das Lajes, e adquirido um espólio com vários adereços, como é o caso de um tear, para que "os visitantes possam recordar vivências antigas", indicou.
"A intenção é ter um pólo museológico em cada uma das freguesias do concelho e assim criar um roteiro turístico", frisou o autarca, salientando a importância daquele tipo de infra-estruturas para atrair visitantes e dinamizar a economia local.
Em Julho a autarquia inaugura ainda o pólo museológico da Lomba e conta abrir até final do ano os núcleos da Fajã Grande e Fajanzinha.