Açoriano Oriental
Pólos museológicos
Casa do Lavrador e cooperativa de lacticínios reabrem nas Flores
Uma casa típica das Lajes das Flores, nos Açores, e uma antiga cooperativa de produção de manteiga e queijo, reabrem sábado transformadas em pólos museológicos para preservar tradições e criar um roteiro turístico naquele concelho.
Casa do Lavrador e cooperativa de lacticínios reabrem nas Flores

Autor: Lusa/AO Online

"A Casa do Lavrador e o Museu dos Lacticínios estavam em ruínas, mas os imóveis foram adquiridos pela autarquia e alvo de obras de recuperação", disse o presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, João Lourenço, em declarações à Lusa.

Segundo o autarca, no caso do Museu dos Lacticínios o espaço resulta da recuperação da "primeira cooperativa das Flores, que se dedicava à produção de manteiga e queijo".

Já na vila das Lajes, foi recuperada uma casa típica do concelho das Lajes, e adquirido um espólio com vários adereços, como é o caso de um tear, para que "os visitantes possam recordar vivências antigas", indicou.

"A intenção é ter um pólo museológico em cada uma das freguesias do concelho e assim criar um roteiro turístico", frisou o autarca, salientando a importância daquele tipo de infra-estruturas para atrair visitantes e dinamizar a economia local.

Em Julho a autarquia inaugura ainda o pólo museológico da Lomba e conta abrir até final do ano os núcleos da Fajã Grande e Fajanzinha.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.