Autor: Arthur Melo
Em nota e imprensa, o Lusitânia realça que “é um exemplo de valores” e que ao assinar esta carta passa a fazer parte das duas dezenas de clubes da Liga 3 que assinam a Carta de Princípios da Competição.
Os valores de competição subjacentes a esta Carta vão, ao longo da época, ser avaliados num ranking designado de “Puro Futebol”.
A cerimónia de assinatura teve lugar na sede do clube, em Angra do Heroísmo, em conferência de imprensa que contou com o representante da direção do Lusitânia, Roberto Morais, o treinador da equipa, Ricardo Pessoa, e o “capitão” da formação “verde e branca”, Bavikson Biai.
“O Lusitânia é um clube de valores e quer também contribuir ainda mais para um desporto e um futebol positivo. Esta assinatura é um compromisso que o clube vai continuar a trabalhar segundo os princípios da ética, do respeito, do fair play e dos valores da competição”, destaca na ocasião Roberto Morais, citado na nota de imprensa do clube.
O representante da direção sublinha ainda que se trata de um sentimento de honra para todos “não só enquanto lusitanistas, mas enquanto açorianos”.
Neste seguimento, o treinador Ricardo Pessoa salienta que se trata de Princípios “muito importantes” que vêm carimbar “a nossa maneira de estar no futebol”, no sentido que já estavam em prática, mas que, agora, ganham uma identidade.
O “capitão” Bavikson Biai enfatizou que são valores já colocados em prática no clube.