Açoriano Oriental
Capacitação do Serviço Regional de Saúde é “prioridade” no Plano dos Açores para 2021

A capacitação do Serviço Regional de Saúde (SRS) de meios humanos e materiais é uma “prioridade” a “curto, médio e longo prazo” para o Governo dos Açores, segundo o Plano da região para 2021.

Capacitação do Serviço Regional de Saúde é “prioridade” no Plano dos Açores para 2021

Autor: Lusa/AO Online

“A capacitação do Serviço Regional de Saúde com os meios humanos e materiais necessários para combater a pandemia [de covid-19], e os seus efeitos, bem como garantir a prestação de cuidados de saúde aos açorianos, é a prioridade no curto e médio/longo prazo”, lê-se no documento.

O Governo dos Açores divulgou publicamente as antepropostas do Orçamento, do Plano Regional Anual para 2021 e das Orientações de Médio Prazo para 2021-2024.

Segundo o documento, o executivo pretende a “retoma e recuperação da atividade” hospitalar, a fixação de profissionais de saúde na região e “suprimir o subfinanciamento crónico” dos hospitais da região.

“A política de saúde é uma prioridade permanente, para além da pressão e exigência adicional que a gestão da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 impõe sobre o setor”, é assinalado.

O Governo Regional vai avançar com a criação de um plano regional de saúde (com “programas que tenham em conta as principais patologias da região”) e de uma estratégia para “implementar o enfermeiro de família” na região.

Na Solidariedade Social, está prevista a revisão da estratégia regional de combate à pobreza 2018-20, a atualização do abono, um complemento na aquisição de medicamentos para os idosos e a comparticipação de propinas aos estudantes. 

Em matéria de juventude, o executivo quer organizar o ‘Açores Summit’, um encontro regional de jovens empreendedores.

Na agricultura, está previsto o investimento no “Relançamento Económico da Agricultura Açoriana”, um programa para o período 2021-2026, que terá “por base planos de ação específicos para a inovação, vertidos em planos estratégicos setoriais para as fileiras do leite e da carne e as fileiras das produções diversificadas”.

“Convém constatar que a produção de leite nos Açores representa o nosso bilhete de identidade, pelo que tem de receber uma atenção concreta. Os fundos comunitários, neste período de transição, devem continuar a apoiar o investimento nas explorações”, lê-se no plano.

Dos cerca de 1.900 milhões de euros previstos para o Orçamento da Região para este ano, 720,8 milhões correspondem ao Plano de Investimentos, dos quais 165,7 milhões de euros canalizados para o transporte aéreo e para a reestruturação da SATA.

O plano e orçamento da região tem de ter pareceres do conselho económico e social dos Açores (CESA) e dos conselhos de ilha, sendo depois discutido e votado na Assembleia Legislativa Regional.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados