Açoriano Oriental
Ensino Superior
Cantinas universitárias adequam preços aos tempos de crise
Um estudo sobre cantinas universitárias constata a prática, maioritária, de preços abaixo dos valores mínimos referidos em portaria e associa o facto ao quadro de debilidade económica das famílias portuguesas.
Cantinas universitárias adequam preços aos tempos de crise

Autor: Lusa/AO Online

 

O estudo da Federação Académica do Porto, facultado à agência Lusa, indica que, em 23 de 28 casos analisados, o preço praticado situa-se entre 2,05 e 2,40 euros, abaixo do valor considerado em portaria de 2002, que é de 2,425 euros (0,5 por cento do Salário Mínimo Nacional).

“O facto de possibilitar refeições tão basilares como a do almoço, a custo relativamente baixo, não deve ser desenquadrado da situação económico-financeira vivida pelas famílias portuguesas”, lê-se nas considerações finais do trabalho.

A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa é a que pratica preços mais baixos (2,20 euros) e os valores mais altos (2,45 euros) são cobrados nas universidades dos Açores, Madeira, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

É um intervalo de preços “bastante significativo”, sublinha a Federação Académica, que também assinala o facto de os serviços de ação social de 26 instituições, de um total de 35, já não se limitarem a servir o almoço, proporcionando também o jantar.

Há mesmo instituições, em número que não consta da base de dados do estudo, mas cuja existência é sublinhada no documento, que chegam a garantir almoços aos sábados.

Tendo em conta esta constatação, os autores do estudo referem que “aumentar a abrangência das instituições que possibilitam o acesso ao jantar e às refeições de fim de semana parece ser uma dimensão a ter em conta, dada a progressiva redução do orçamento familiar”.

Outra vertente do estudo relacionou-se com o alojamento dos estudantes bolseiros e não bolseiros, registando-se igualmente diferenças de preço “evidentes”.

“Enquanto para estudantes bolseiros, os valores diferem em quatro patamares, variando os preços entre 72,75 e 125 euros, no caso dos preços a cobrar para alojamento de estudantes não bolseiros, nota-se uma dispersão por 19 valores distintos”, assinala o estudo.

O relatório sobre a Ação Social Indireta no Ensino Superior Português foi apresentado no último fim de semana, durante o Encontro Nacional de Direções Associativas.

O trabalho de campo para o estudo, que incidiu sobre aspetos quantitativos, deixando os qualitativos para outra avaliação, foi efetuado durante todo o mês de agosto e nos primeiros seis dias de setembro.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados