Açoriano Oriental
Educação
Campanha "por uma educação de qualidade" arrancou nos Açores

A campanha "Por uma educação de qualidade", lançada pela Federação Nacional da Educação (FNE), arrancou nos Açores e prevê a colocação, até final do ano letivo, de faixas em todas as escolas das nove ilhas.


Autor: Lusa/AO online

"A campanha ‘Por uma educação de qualidade’ arrancou hoje nos Açores simbolicamente com a colocação de uma faixa na Escola Secundária Domingos Rebelo, na cidade de Ponta Delgada (ilha de São Miguel). Há ainda escolas na Terceira que também têm hoje as faixas colocadas. Mas, em todas as escolas das nove ilhas existirão faixas alusivas a esta campanha", disse o presidente da direção do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA), Ricardo Baptista, em declarações à agência Lusa.

Esta campanha desenrolar-se-á por toda a Europa, nos sindicatos da educação filiados no Comité Sindical Europeu da Educação (CSEE).

Ricardo Baptista explicou que a campanha decorre durante um mês, "entre 10 de maio e 08 de junho, e, no seu decurso, os dirigentes e ativistas dos Sindicatos que integram a FNE dispõem-se a colocar faixas em centenas de escolas por todo o país".

"As mensagens lançadas servem ainda o intento de reforçar o empenho da FNE e dos seus sindicatos membros na promoção de políticas que deem respostas adequadas aos problemas que têm vindo a ser identificados, e para os quais têm sido apresentadas propostas devidamente sustentadas aos decisores políticos", sublinha o SDPA, que pertence à FNE.

A colocação destas faixas, segundo o presidente do SDPA, visam "transmitir uma mensagem à classe política e principalmente à sociedade para dignificar a profissão docente para se poder atrair os melhores para a profissão".

Ricardo Baptista vincou que só é possível conseguir "uma educação de qualidade" quando os profissionais do ensino forem "valorizados".

"O objetivo é chamar também a atenção do Ministério da Educação para a necessidade que tem em contribuir para esta valorização da profissão docente e para o prestígio da profissão", sustentou o dirigente sindical à Lusa.

Ricardo Baptista lembrou que há "uma escassez de professores", defendendo a necessidade de tornar "atrativa" a profissão, através da "valorização" dos docentes.

O SDPA assumiu ainda “o seu compromisso para com os docentes nos Açores em continuar a promover a valorização e o reconhecimento do papel de quem educa e ensina: os educadores e os professores".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados