Açoriano Oriental
Campanha lançada hoje para alertar para toma correcta do antibiótico
A importância de tomar corretamente o antibiótico, apenas para combater infeções bacterianas e evitando a automedicação, é o principal alerta de uma campanha hoje apresentada pela direção-geral da Saúde e o Grupo de Infeção e Sepsis, em Lisboa.
Campanha lançada hoje para alertar para toma correcta do antibiótico

Autor: Cristina Pires

A campanha “Antibióticos a mais, saúde a menos”, que será apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian, pretende promover uma utilização consciente e esclarecida do antibiótico.

O diretor-geral da Saúde, Francisco George, disse à agência Lusa que a campanha vai ter escala nacional e prolongar-se até fevereiro para “chamar a atenção de todos os cidadãos para a necessidade de preservar o antibiótico”.

“Isto é sobretudo importante para disciplinar a utilização de antibióticos, que devem ser exclusivamente indicados para determinadas infeções bacterianas e não, como muitas vezes acontece, para infeções de origem viral, onde os antibióticos não têm qualquer tipo de ação”, acrescentou.

Francisco George lembrou ainda que “uma utilização errada do antibiótico é prejudicial do ponto de vista individual e no plano coletivo, uma vez favorece o fenómeno de resistência das bactérias”.

A campanha assenta também no combate à automedicação, na sensibilização para a importância da prevenção e controlo da infeção, e na promoção da investigação sobre epidemiologia infecciosa e resistências antimicrobianas. Dirige-se ao campo da saúde pública humana e veterinária.

Estima-se que haja na Europa mais de 25 mil mortes por ano causadas por microrganismos resistentes.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados