Açoriano Oriental
Câmara do Comércio de Ponta Delgada critica destino de fundos europeus nos Açores

A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada lamentou o “montante” e a “distribuição” dos fundos afetos aos Açores do Plano de Recuperação europeu, mas espera que tenham um “papel importante na retoma” económica.

Câmara do Comércio de Ponta Delgada critica destino de fundos europeus nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

A Associação Empresarial das ilhas de São Miguel e Santa Maria espera que “o Plano de Recuperação e Resiliência venha a ter um importante papel na retoma da atividade económica, embora se lamente que o montante financeiro afeto aos Açores e a sua distribuição pelos diversos eixos de intervenção não tenha acompanhado adequadamente as propostas que as associações empresariais foram apresentando”.

Ainda assim, mantém “elevadas esperanças relativamente à aplicação do Plano de Recuperação e Resiliência”, bem como “no novo plano financeiro plurianual comunitário, que, se bem aplicados, poderão introduzir alterações estruturais, de maior sustentabilidade na economia regional, de geração de riqueza e de criação de postos de trabalho”, lê-se num comunicado.

No seu balanço socioeconómico de 2020, a Câmara do Comércio de Ponta Delgada lembra que “2020 foi o ano de todas as surpresas e incertezas, oscilando entre perspetivas muito otimistas no início do ano, designadamente para o turismo, e o desalento com o aparecimento da pandemia e as suas consequências”.

A direção elogia “o esforço e a resiliência que as empresas demonstraram ao longo, deste ano, constituindo-se como um pilar fundamental na manutenção de postos de trabalho” em “condições de dificuldade nunca experimentadas, envolvendo seus sócios, acionistas, gestores e trabalhadores, evidenciando todos um enorme sentido de realismo, responsabilidade e vontade de suplantar os impactos profundos que esta pandemia tem trazido”.

Realça, também, “como muito relevantes, as medidas públicas de apoio, nacionais e regionais, que foram sendo criadas ao longo do ano, embora nem sempre na altura certa e na sua adequação total às necessidades”.

Para 2021, a associação empresarial espera “uma retoma da atividade económica principalmente no 2.º semestre”, mas refere que, “na economia geral, a perspetiva aponta para uma recuperação de cerca de 5%, quando comparado com 2020, com valores muito aquém dos de 2019”.

A Câmara do Comércio de Ponta Delgada aponta como “motivo de esperança” as “novas políticas anunciadas pelo Governo Regional, designadamente ao nível do alívio fiscal para as empresas e para as famílias, bem como no compromisso de reforçar e dar prioridade ao pilar privado da economia açoriana”.

Os representantes dos empresários do grupo oriental desejam, ainda, que “o processo de recuperação da SATA se desenvolva de forma escorreita e positiva, viabilizando e criando a sustentabilidade de uma empresa fundamental para a mobilidade dos açorianos e esperando também que o processo de reestruturação do Setor Público Empresarial regional venha a ocorrer de uma forma incisiva, tendo em conta o que foi a ilusão do passado a este nível”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados