Açoriano Oriental
Cada português consome 1,4 quilos de chocolate por ano
Cada português consome 1,4 kilos de chocolate por ano, quase três vezes menos que um espanhol (3,8 quilogramas), indicam dados recolhidos pela agência Lusa junto da associação do sector.

Autor: Lusa/AO Online

Portugal, quando comparado com os restantes países da União Europeia, é daqueles que consome menos chocolate, enquanto cada europeu se delicia, em média, com 5,4 kilos por ano.

Já cada alemão consome 11,4 kilos de chocolate por ano, um irlandês consome, em média, 12,4 kilos e um inglês situa-se entre os 10 a 12 kilos por ano.

Cada polaco consome 4 kilos anualmente, mas já um eslovaco vai um pouco além, chegando aos 4,7 quilogramas anuais, segundo dados da ACHOC - Associação dos Industriais de Chocolates e Confeitaria.

Os portugueses elegem sobretudo o Natal e a Páscoa para degustar este alimento, mas o hábito do chocolate como presente em épocas festivas está a mudar para ser cada vez mais considerado como alimento.

A Suíça, bem como alguns dos países nórdicos, são os grandes consumidores da União Europeia.

Actualmente, o consumo interno português representa um total de 12,5 mil toneladas de chocolate, do qual cerca de 20 por cento é de produção nacional, fabricados sobretudo por duas empresas portuguesas de referência, a Imperial e a Vianense.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados