Força Aérea recolhe grávida da montanha do Pico

O Centro Coordenador de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) coordenou, durante a tarde de segunda-feira, a operação de extração por via aérea de uma mulher, de 29 anos, grávida de nove semanas, que sofreu um traumatismo num pé quando se encontrava no topo da montanha do Pico.


O pedido de auxílio foi recebido no RCC Lajes pelas 15H30, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), informando que, após avaliação no local por parte da equipa de resgate terrestre, tinha sido identificada a necessidade de evacuação da vítima por via aérea.


Às 16H20, um helicóptero EH-101 Merlin descolou da Base Aérea N.º 4, com uma equipa médica a bordo, e voou para a Ilha do Pico.


A operação de evacuação foi executada com sucesso pelas 17H30, tendo o helicóptero rumado ao aeroporto da Horta, de onde a vítima foi transportada em estado estável para o Hospital daquela cidade por uma ambulância do SRPCBA.
Às 18H15 o helicóptero descolou da Horta, tendo aterrado nas Lajes às 19H10.

PUB

A Missão País é um projeto católico de voluntariado universitário de âmbito nacional, que inclui a Universidade dos Açores. Este ano, realiza-se pela última vez em Vila Franca do Campo, entre os dias 7 e 15 de fevereiro de 2026, com várias atividades comunitárias