Açoriano Oriental
Borrego de Santa Maria vai ser alvo de candidatura comunitária

O secretário regional da Agricultura dos Açores anunciou a candidatura do borrego de Santa Maria a uma qualificação comunitária, assim como a do nabo da terra para “Nabo da Terra DOP”.

Borrego de Santa Maria vai ser alvo de candidatura comunitária

Autor: Lusa/AO Online

António Ventura pretende que, desta forma, se reconheça a especificidade da ilha “em termos da sua ruralidade e dos agroalimentos que se produzem” com uma “distinção muito própria do resto da região, que interessa promover”, refere-se num comunicado do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM)

António Ventura, após uma visita de dois dias à ilha de Santa Maria, acordou com a ARCOA – Associação Regional dos Criadores de Caprinos e Ovinos dos Açores, a elaboração de uma candidatura a uma qualificação comunitária do borrego de Santa Maria.

“Vamos iniciar um levantamento histórico daquilo que são as práticas de produzir, encontrar a diferenciação organolética no produto e fazer esta candidatura do borrego de Santa Maria”, disse, citado em nota de imprensa.

O titular da pasta da Agricultura destacou como outro produto “que é muito próprio de Santa Maria, embora exista por todos os Açores e em todo o mundo, o nabo da terra, que tem, de facto, características muito diferentes”, daí que o Governo Regional pretenda avançar com uma candidatura DOP – Denominação de Origem Protegida.

Na sua deslocação, António Ventura reuniu-se ainda com a Cooperativa de Produtores Agropecuários da Ilha de Santa Maria, tendo demonstrado a sua satisfação pelo facto de esta pretender avançar com uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para investimentos na sala de desmancha.

Segundo o governante, esta “é uma reivindicação já de algum tempo e agora a cooperativa decidiu avançar com esta candidatura ao PRR, que apoia em 80% este investimento, estando as candidaturas abertas até ao dia 28 de fevereiro”.

O secretário regional referiu que, em 2022, Santa Maria bateu o recorde na exportação de carcaças para o exterior, afirmando assim “estar mais que justificada essa candidatura”.

O responsável político visitou alguns caminhos agrícolas de Santa Maria, tendo deixado o compromisso com algumas juntas de freguesia da sua repavimentação, num trabalho de cooperação entre a tutela e as autarquias.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados