Açoriano Oriental
Berta Cabral pode abandonar hoje liderança do PSD/Açores
A Comissão Política Regional do PSD/Açores reúne hoje para analisar os resultados das eleições de 14 de outubro, num encontro que poderá ficar marcado pela demissão de Berta Cabral da liderança do partido na região.
Berta Cabral pode abandonar hoje liderança do PSD/Açores

Autor: Lusa/AO Online

A reunião decorre a partir das 20:30 (21:30 em Lisboa) na sede do PSD em Ponta Delgada, altura em que, segundo fontes partidárias, a líder regional poderá formalizar a demissão do cargo, apresentando os seus motivos para essa decisão.

A 14 de outubro, depois de conhecidos os resultados eleitorais que deram ao PS uma vitória com maioria absoluta, Berta Cabral afirmou aceitar a derrota com “humildade democrática” e “pessoalmente”, mas escusou-se a falar do seu futuro político.

“O PSD, em tempo próprio, tomará as devidas decisões. Primeiro, os resultados das eleições têm de ser analisados friamente”, frisou Berta Cabral no discurso em que assumiu a derrota dos social-democratas nas eleições regionais.

A Comissão Política Regional reúne, além dos elementos eleitos em congresso, todos os presidentes das Comissões Políticas de Ilha e, por inerência, representantes da JSD e dos TSD/Açores.

O líder parlamentar do PSD/Açores, Duarte Freitas, geralmente apontado como um dos potenciais sucessores de Berta Cabral, não estará presente nesta reunião devido a motivos familiares.

Em declarações à Lusa, Duarte Freitas escusou-se a revelar se pretende avançar com uma candidatura à liderança do partido, alegando que pretende primeiro conhecer os argumentos que serão apresentados por Berta Cabral.

Caso a líder regional social-democrata decida afastar-se do cargo, será convocada uma reunião do Conselho Regional, órgão presidido por Carlos Costa Neves, para marcar a data das eleições diretas do presidente do partido.

As eleições poderão ocorrer em dezembro, tal como aconteceu em 2008 quando os social-democratas escolheram Berta Cabral para a liderança.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados