Açoriano Oriental
Benfica sofre com Belenenses SAD e Gelson Dala brilha frente a Famalicão

 O reforço de ‘inverno’ do Rio Ave Gelson Dala brilhou no empate 2-2 frente ao Famalicão, da 19ª jornada da I Liga de futebol, enquanto o Benfica teve de sofrer para derrotar o Belenenses SAD na Luz.

Benfica sofre com Belenenses SAD e Gelson Dala brilha frente a Famalicão

Autor: AO Online/ Lusa

O avançado angolano, emprestado pelo Sporting nesta janela de transferências depois de uma experiência menos feliz no Antalyaspor, da Turquia, regressou em boa hora a Vila do Conde, onde já tinha sido feliz, para desempenhar um papel importante na recuperação de 0-2 para 2-2.

Com efeito, o Famalicão teve uma entrada forte e mandou no jogo até ao intervalo, superioridade que materializou com dois golos, o primeiro por Toni Martínez aos 10 minutos e o segundo por Pedro Gonçalves, após assistência do avançado espanhol, aos 37.

Na segunda parte, o Rio Ave, que não tinha tido uma remate sequer enquadrado à baliza adversária, ao contrário do Famalicão que teve seis e obrigou o guarda-redes polaco Pawel Kieszek a brilhar, apareceu transfigurado e determinado em dar a volta ao jogo e ao resultado.

Para isso revelaram-se fundamentais as entradas de Carlos Mané e Gelson Dala no início da segunda parte, com este a reduzir aos 63 minutos e o primeiro a assistir Tarantini para o segundo golo, aos 73, numa jogada iniciada com um passe de Dala para Mané.

O jogo que opôs duas equipas que aspiram a um lugar na Liga Europa podia ter pendido para qualquer dos lados na parte final, com as duas equipas a arriscarem para chegar à vitória e jogadas de parada e resposta junto das duas áreas.

Com este empate, o Famalicão manteve o quarto posto, agora com os mesmos 32 pontos do Sporting, que é terceiro classificado e que se desloca ao estádio Municipal de Braga, no domingo, enquanto o Rio Ave é sexto, com 29 pontos.

No outro jogo de hoje da 19ª jornada, o Benfica teve de sofrer para derrotar hoje o Belenenses SAD, por 3-2, somando a 16.ª vitória consecutiva na I Liga que consolidou a sua liderança no campeonato.

Vinícius, aos 31, e Taarabt, aos 38, deram uma vantagem confortável ao Benfica no primeiro tempo, mas um autogolo de Ferro, aos 70, relançou o Belenenses SAD na partida. Chiquinho voltou a dilatar a vantagem dos campeões nacionais aos 78, com Licá, de grande penalidade, a concluir o resultado, aos 87.

A abrir a ronda 19, o Benfica permanece confortável na liderança, com 54 pontos, aumentando provisoriamente para 10 os pontos de vantagem em relação ao FC Porto, que joga no sábado.

Já o Belenenses SAD mantém o 15.º posto, com 18, não sendo ainda desta que Petit contraria o registo negativo, como treinador, diante do Benfica, com 10 derrotas em outros tantos jogos.

Bruno Lage trocou apenas Gabriel por Taarabt, em relação à vitória (2-0) no reduto do Paços de Ferreira, e a alteração deu resultado, fruto de um golo e de uma assistência do marroquino, que se estreou a marcar com a camisola das ‘águias’.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados