Açoriano Oriental
Taça de Portugal
Benfica e FC Porto em vantagem para segunda mão das 'meias'

O Benfica e o FC Porto partem em vantagem para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, depois de terem vencido em casa o Sporting (2-1) e o Sporting de Braga (3-0), respetivamente.

Benfica e FC Porto em vantagem para segunda mão das 'meias'

Autor: Lusa/Ao online

Depois do triunfo na Luz, por 2-1, as 'águias' visitam na quarta-feira Alvalade, onde já venceram esta temporada, por 4-2, para a I Liga.

Os líderes do campeonato ganharam vantagem em casa, com golos de Gabriel (16) e Tiago Ilori (64), na própria baliza, com Bruno Fernandes, aos 82 minutos, a manter os 'leões', terceiros na I Liga, na luta pela eliminatória.

O Sporting não vence o Benfica em casa desde 2015/16, época em que afastou os 'encarnados' da Taça de Portugal, com um triunfo por 2-1, após prolongamento.

No histórico de confronto entre as duas equipas a duas mãos na Taça, a vantagem é para os 'verde e brancos', que saíram por cima em quatro das cinco eliminatórias.

Recordista de triunfos na Taça de Portugal, o Benfica chegou pela última vez à final em 2016/17, ano em que derrotou o Vitória de Guimarães, por 2-1, para erguer o troféu pela 26.ª vez.

O Sporting perdeu a final do ano passado, frente ao Desportivo das Aves, por 2-1, poucos dias depois do ataque à Academia, tendo já vencido a prova em 16 ocasiões, a última em 2014/15.

Mais confortável é a vantagem do FC Porto, segundo classificado do campeonato, que visita na terça-feira o Sporting de Braga, terceiro, depois de ter vencido por 3-0 no Estádio do Dragão, com golos de Alex Telles (37), de grande penalidade, de Soares (63) e Brahimi (90+4).

Esta será a quarta vez que as duas equipas se encontram esta temporada e a segunda em quatro dias, depois do triunfo dos 'dragões' no recinto bracarense, por 3-2, no sábado, na 27.ª jornada da I Liga.

Em jogos da Taça de Portugal, a vantagem dos 'azuis e brancos' é clara, com 13 vitórias, dois empates e três derrotas, além de o FC Porto ter passado nas duas eliminatórias a duas mãos, nos longínquos anos de 1952 e 1958, ambas nos oitavos de final.

Antes desta temporada, o último encontro entre as duas equipas na prova 'rainha' tinha sido na final de 2016, que os bracarenses venceram por 4-2, no desempate por grandes penalidades, após uma igualdade a dois, naquele que foi o segundo troféu do Braga.

Em 71 encontros entre as duas equipas em casa dos bracarenses, apenas por uma vez o conjunto de Braga conseguiu um resultado que lhe permitiria dar a volta à eliminatória, quando, em 1949/50, venceram por 6-0, em jogo do campeonato.

O FC Porto, que tem 16 troféus, não vence a Taça de Portugal desde 2010/11, época em que conquistou ainda o campeonato e a Liga Europa, só tendo regressado ao Jamor há três anos, quando perdeu com o Braga.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados