Açoriano Oriental
BE/Açores alerta para"enorme dificuldade" em escolas por "falta de funcionários"

O BE/Açores alertou hoje que "muitas escolas" estão "numa situação de enorme dificuldade", devido "à falta de assistentes operacionais", acusando o Governo regional de "ter decidido acabar com centenas de programas ocupacionais" sem "acautelar" o preenchimento de vagas.

BE/Açores alerta para"enorme dificuldade" em escolas por "falta de funcionários"

Autor: Lusa /AO Online

“Não queremos que se mantenha a situação atual de recurso abusivo aos programas ocupacionais. O que queremos é que as escolas tenham os recursos necessários com contratos estáveis”, disse o deputado do BE/Açores, António Lima, após reunir com o conselho executivo da Escola Básica Integrada de Lagoa, em São Miguel.

Segundo o Bloco, "ao longo dos últimos meses saíram muitos trabalhadores das escolas – que estavam ao abrigo de programas ocupacionais – sem que esteja a ser acautelado o preenchimento destas necessidades das escolas através de concursos para contratação para os quadros".

António Lima, citado num comunicado, considerou que “a segurança dos alunos está em causa, porque é preciso vigilância nos recreios e nos corredores”.

Os estudantes "com necessidades educativas especiais serão altamente prejudicados, pois precisam de um acompanhamento mais próximo”, denunciou.

Em abril, o parlamento açoriano aprovou uma proposta do Bloco que previa a prorrogação dos programas ocupacionais nas escolas durante mais alguns meses para que os concursos ficassem concluídos e as escolas tivessem os trabalhadores necessários para funcionar.

Segundo António Lima, o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) "não está a cumprir esta resolução do parlamento", porque "não prorrogou todos os programas ocupacionais que estavam nas escolas" e "muitas escolas estão numa situação de enorme dificuldade”.

"De acordo com dados do próprio governo regional, em janeiro de 2022, as escolas tinham 2.205 [trabalhadores] e, quando estiver concluído o processo de contratações que está em curso, haverá apenas 1.696 trabalhadores nas escolas", assinala o partido.

O Bloco considera que "esta opção do governo de enviar para o desemprego centenas de pessoas que estavam ao abrigo de programas ocupacionais nas escolas" visa "dar resposta às queixas de falta de mão-de-obra no setor do turismo".

“O Governo prefere beneficiar os negócios privados em detrimento da Educação e da segurança dos alunos das escolas dos Açores”, acusou António Lima, que é também o coordenador regional do BE.

Relativamente aos manuais digitais – que serão utilizados pelos alunos do 5º e do 8º ano – António Lima alertou que “ainda esta semana havia escolas que não tinham recebido grande parte dos equipamentos” para todos os alunos, "em vésperas" de arranque do ano letivo.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados