Barroso convicto que novo Governo polaco vai contribuir para a "causa europeia"


 

Lusa / AO online   Internacional   22 de Out de 2007, 11:37

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, saudou esta segunda-feira o líder da Plataforma Cívica (liberal), Donald Tusk, pelo triunfo nas eleições legislativas polacas, assegurando que o novo executivo de Varsóvia vai contribuir "para a causa europeia".
A reacção de Durão Barroso à mudança política verificada na Polónia, com a derrota do partido do actual primeiro-ministro, Lech Kacynski, foi transmitida após ter discursado na sessão de abertura da conferencia de alto nível sobre política marítima da UE, no Parque das Nações.

    "Quero saudar Donald Tusk pela sua vitória. Conheço bem o seu empenhamento pela Europa", observou o presidente da Comissão Europeia, antes de saudar também "o povo polaco pela forma decorreram as eleições, que foram das mais participadas desde a restauração da democracia na Polónia".

    "Nunca tive dúvidas quanto à convicção europeia do povo polaco. Teremos com o novo Governo da Polónia uma excelente relação", frisou.

    Interrogado sobre a possibilidade de a derrota de Lech Kacynski poder facilitar as relações entre a UE e a Polónia, Durão Barroso disse preferir "não fazer comparações entre governos".

    "Conheço bem o líder do partido mais votado. Sei que será alguém que vai dar um contributo à causa europeia", afirmou.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.