Açoriano Oriental
Banco de Portugal quer que todos os cartões sejam emitidos com contactless

O Banco de Portugal (BdP) quer que os novos cartões de pagamentos passem a incorporar a tecnologia 'contactless' à medida que vão sendo renovados, prevendo que no prazo de três anos todos os cartões disponham já desta tecnologia.

Banco de Portugal quer que todos os cartões sejam emitidos com contactless

Autor: Lusa/AO Online

Esta é uma das medidas que consta da Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho, para o horizonte 2022, hoje divulgada pelo BdP, produzida na sequência do trabalho desenvolvido pelo Fórum para os Sistemas de Pagamentos (FSP), a estrutura consultiva do regulador nesta área, que reúne os principais intervenientes nacionais na oferta e na procura de serviços de pagamento.

Segundo o documento, as entidades que emitem os cartões terão até dezembro de 2020 para incorporar a tecnologia 'contactless' nos novos cartões de pagamento emitidos e promover a sua ativação pelos utilizadores.

Neste momento, cerca de 50% do parque de cartões dispõe já desta tecnologia, pelo que se estima que dentro de três anos a totalidade dos cartões tenha 'contactless'.

A partir de 2021, o foco irá abranger os terminais de pagamento automático (TPA), prevendo a estratégia que a tecnologia 'contactless' passe a ser incorporada nestes TPA ou garantir a sua ativação, no caso dos que já dispõem desta tecnologia.

Os dados disponíveis indicam que atualmente cerca de metade dos TPA já aceitam 'contactless' com cartões de pagamento e também aqui a expectativa do BdP é que no horizonte de dois a três anos, todos estes terminais disponham desta tecnologia.

Os pagamentos em regime de 'contactless' (ou seja, sem ser necessário inserir o cartão e digitar o respetivo código) são possíveis para compras até 50 euros – valor fixado na sequência da pandemia como forma de evitar os contactos com as teclas dos TPA.

Até ao início deste ano, as operações com 'contactless' cresciam a um ritmo considerado lento, mas a situação mudou com a pandemia e representam já 30% das compras efetuadas com cartão.

“A pandemia de covid-19 trouxe uma maior consciencialização, quer por parte dos comerciantes, quer dos utilizadores, quanto à conveniência desta tecnologia, refletindo-se na sua maior utilização e deixando antever uma alteração dos hábitos de pagamento para o futuro”, refere o documento.

A “Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho | Horizonte 2022”, visa contribuir para a implementação de soluções de “pagamentos seguras, eficientes e inovadoras no mercado português, promovendo a sua acessibilidade generalizada”, assentando em quatro pilares, nomeadamente promover uma sociedade mais informada, potenciar os benefícios da transformação digital, adotar soluções de pagamento mais seguras e contribuir para um enquadramento regulamentar que promova a inovação e eficiência.


 
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