Açoriano Oriental
Banco de Portugal confirma que está a analisar com bancos modo de financiar a economia
O Banco de Portugal (BdP) confirmou que está a analisar com os bancos a criação de uma entidade para titularizar empréstimos imobiliários de forma a aumentar a capacidade de estes financiarem a economia.
Banco de Portugal confirma que está a analisar com bancos modo de financiar a economia

Autor: Lusa/AO online

A entidade liderada por Carlos Costa disse hoje que houve na segunda-feira uma reunião com a Associação Portuguesa de Bancos (APB) “no quadro dos encontros regulares com aquela associação”, tal como tinha avançado o Diário Económico na segunda-feira.

Os temas abordados foram, segundo o BdP, “os trabalhos de preparação da União Bancária” europeia, que deverá arrancar ao longo de 2013, apesar de ainda não haver data marcada.

Foi ainda discutida a “criação de um veículo para titularização de crédito imobiliário", segundo o Banco de Portugal por sua própria iniciativa.

O objetivo será concentrar os créditos imobiliários num veículo que transforma os empréstimos em instrumentos negociáveis em mercado.

O Jornal de Negócios avança na edição de hoje que estas operações seriam realizadas com garantia do Estado.

Segundo o Banco de Portugal, esta ideia foi já “apresentada à troika [Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu] ainda em 2011 e formalizada em 2012”.

A vantagem deste veículo, afirmou, é “aumentar a capacidade de financiamento da economia [pelos bancos], aumentar as perspetivas de rentabilidade a prazo do setor bancário e reduzir os níveis de financiamento do setor bancário junto do BCE [Banco Central Europeu]”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados