Açoriano Oriental
Autorizado concurso para remodelação do Centro de Saúde das Lajes do Pico

O segundo procedimento de contratação pública para a empreitada de remodelação do Centro de Saúde das Lajes do Pico, nos Açores, foi já autorizado, depois de o primeiro ter ficado deserto.

Autorizado concurso para remodelação do Centro de Saúde das Lajes do Pico

Autor: Lusa/AO online


Numa nota de imprensa, a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa que "já se encontra autorizada" a abertura do concurso e que o "anúncio para apresentação de propostas deverá ser publicado em breve".

Citada na nota, a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, considera tratar-se de "um momento muito importante neste processo, uma vez que já será o segundo concurso para esta obra, depois de o primeiro ter ficado deserto”.

A secretária regional com a tutela das Obras Pública refere ainda que “este não é um momento fácil para os empreiteiros e para os donos de obra, porque os preços aumentam todos os dias, com uma volatilidade incontrolável, causando impactos diretos no imediato, mas também aumentando o risco das decisões”.

O preço base do novo concurso, que não é revelado na nota, "foi calculado considerando a estimativa orçamental do projeto de execução, bem como os recentes aumentos dos preços dos materiais de construção e a dificuldade em obtenção de mão-de-obra qualificada", segundo o governo açoriano, de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

Berta Cabral destaca ainda "a importância" da obra para a ilha do Pico e em particular para os habitantes do concelho das Lajes.

"E, por isso, temos estado muito empenhados em conseguir uma boa solução neste contexto tão adverso”, afirma a governante.

O Governo dos Açores lançou em abril o concurso público da empreitada de remodelação do Centro de Saúde das Lajes do Pico, orçado em 1,55 milhões de euros e com um prazo de execução de 480 dias.

Segundo uma nota divulgada na ocasião pelo executivo, pretende-se “dotar o centro de saúde de melhores condições físicas para os seus profissionais e utentes, procedendo à correção de um conjunto de patologias existentes e à alteração da distribuição funcional de serviços”.

A obra contempla a organização de espaços especializados na Unidade Básica de Urgência, nos serviços médicos e de enfermagem, diagnóstico e terapêutica, de internamento e administrativos, sendo que as intervenções decorrerão em três pisos, nomeadamente ao nível das fundações e das estruturas e acessibilidades.

Em 01 de fevereiro, o secretário da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, defendeu que a remodelação do Centro de Saúde das Lajes “vai dar dignidade aos cuidados de saúde na ilha do Pico”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados