Açoriano Oriental
Autarquia de São Roque faz melhorias no Canil Municipal

A Câmara Municipal de São Roque do Pico está a proceder a melhorias no Canil Municipal, tendo em vista dotar o espaço com melhores condições para acolher os cães abandonados.

article.title

Foto: ANDRE KOSTERS/LUSA
Autor: Susete Rodrigues/AO Online

"Num concelho em que o abandono de animais continua a ser uma triste realidade, evidenciando que alguns residentes ainda não estão sensibilizados para o problema, o Canil Municipal acolhe atualmente mais de 60 canídeos", adianta nota de imprensa.

Apesar de a adoção ter registado um incremento nos últimos anos, não tem sido suficiente para equilibrar a balança dos abandonos. Nos últimos quatro anos, explica ainda a nota, foram adotados 53 animais, devidamente esterilizados, vacinados. No entanto, o número de animais recolhidos pelo Canil Municipal foi de 133, o que "reflete ainda uma baixa taxa de adoção, na ordem dos 40%, com o maior número de adoções a registar-se em 2019, num total de 17 dos 39 abandonados".

Esta evolução no número de adoções é do agrado do vereador Municipal com o pelouro do Ambiente, Gui Goulart que assume que o município tem “investido fortemente na melhoria do bem-estar animal”, com obras no Canil Municipal, e está a desenvolver campanhas de sensibilização para incentivar a adoção responsável, contribuindo, deste modo, para cumprir a nova lei que proíbe o abate de animais como medida de controlo da população.

“Temos vindo a melhorar e acho que o ano de 2019 fica marcado, muito positivamente, por um avanço significativo no domínio do bem-estar animal. No entanto, as pessoas têm de estar despertas para esta triste realidade e evitar o abandono dos cães”, afirma Gui Goulart.



Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.