Açoriano Oriental
Autarca da Povoação preocupado com programas ocupacionais

Pedro Melo alertou para a falta de resposta a pessoas com dificuldades de empregabilidade no concelho e apelou à realização de obras


Autor: Paula Gouveia

No dia em que o município da Povoação celebrou 183 anos, o presidente da Câmara Municipal da Povoação, Pedro Melo, manifestou preocupação  com as decisões  do governo regional relacionadas com os programas sociais de emprego.

Os programas sociais de emprego - os programas ocupacionais -, “por mais que se diga o contrário, foram e poderiam continuar a ser um enorme benefício para o concelho, e, principalmente para os mais necessitados e com dificuldades de empregabilidade, quer seja pela idade, condição física ou outras limitações que não permitem usufruir do mercado de trabalho local”, afirmou o autarca da Povoação, que lamentou que “quem decide, assim não entendeu... infelizmente”.

Mas, por outro lado, Pedro Melo felicitou o Governo dos Açores pelo decorrer das obras na Estrada Furnas-Ribeira Quente e a variante às Furnas, aproveitando a ocasião para apelar a que a Estrada Furnas-Povoação, a Estrada de acesso à Lagoa das Furnas e a requalificação da Estrada da Lomba do Alcaide possam ser concretizadas “muito em breve” pelo governo regional, tal como é ansiado pela população há muito tempo.

No seu discurso, na sessão solene, o autarca garantiu ainda que irá continuar a apoiar “os nossos idosos na aquisição de medicamentos, cujo valor será aumentado, ainda este ano, em mais cinquenta por cento”;  “os jovens universitários, através das Bolsas de Estudo”; e “as famílias em situação de vulnerabilidade”. E afirmou que a população continuará a ser a sua maior aposta. “São as pessoas o nosso maior ativo, e por isso acreditamos que investir nas pessoas é essencial para o nosso crescimento, enquanto comunidade coesa e desenvolvida”, sublinhou, lembrando que, “em anos de grande dificuldade financeira, optámos sempre, por simultaneamente reduzir o esforço das famílias e das empresas do concelho, reduzindo a carga de impostos locais, entre outras medidas de caráter social, em defesa e benefício dos povoacenses”.

No salão nobre dos Paços do Concelho, foram homenageados povoacenses que se destacaram a nível desportivo e cultural: a atribuição do título de Mérito Cultural foi para Francisco Venâncio Rezendes Couto; e Alberto de Melo Ferreira foi agraciado com o Mérito Desportivo, tal como o jovem Alexandre Ferreira e o Clube Desportivo Escolar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados