Aumento do consumo das famílias traduz mais rendimento e crescimento económico nos Açores

Aumento do consumo das famílias traduz mais rendimento e crescimento económico nos Açores

 

Susete Rodrigues/AO Online   Regional   19 de Dez de 2018, 19:30

A compra de produtos alimentares nas grandes superfícies comerciais da Região, cresceu a preços constantes e em termos homólogos, cerca de 6,09% em novembro, de acordo com o índice de vendas no comércio a retalho, informação do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

Considerando os valores corrigidos de sazonalidade, o incremento atinge 4,41% relativamente à média dos últimos 12 meses, o que reflete uma estabilidade no crescimento deste indicador de consumo das famílias, adianta o executivo regional.


Relacionados com a compra de produtos alimentares e com o consumo privado, dados sobre os levantamentos revelam que, em novembro, foram registados levantamentos num montante global de 48,4 milhões de euros, significando um aumento de 4,2% face ao mesmo mês do ano anterior.


Por outro lado, as compras realizadas com cartão eletrónico atingiram em novembro 85,6 milhões de euros, montante que representa um acréscimo homólogo de 11,6%.


Explica o executivo que cerca de 81,3 milhões de euros são referentes a compras efetuadas com cartões de bancos nacionais (+11,6%) e perto de 4,3 milhões de euros dizem respeito a compras efetuadas com cartões de bancos internacionais, significando uma variação homóloga positiva de 12,3%.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.