Atividade económica regista valor mais baixo desde junho de 2021

Indicador de atividade económica (IAE) com subida de 0,7% em fevereiro. Segundo dados do SREA, é um dos valores mais baixos dos últimos anos



O Indicador de Atividade Económica (IAE) dos Açores registou um crescimento de 0,7% em fevereiro de 2026, revelando uma desaceleração face ao mês anterior, quando a subida tinha sido de 1,0%, representando uma diminuição de 0,3% na taxa de crescimento.

De acordo com os dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), trata-se de um dos valores mais baixo dos últimos anos, sendo preciso recuar a junho de 2021 (-0,2%) para encontrar um registo inferior.

Entre os principais contributos positivos para o indicador destacam-se a produção de energia e as operações em terminais de pagamento automático (TPA). Por outro lado, setores como a pesca descarregada e o gado abatido apresentaram quebras homólogas relevantes. 

Segundo o SREA, o IAE-Açores é um indicador que procura refletir o estado geral da economia regional no curto prazo, não devendo ser interpretado como uma medição direta da variação do Produto Interno Bruto (PIB). 

PUB

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores prestou homenagem ao antigo presidente Alberto Romão Madruga da Costa com a inauguração de uma sala de comissões que passa a ter o seu nome