Açoriano Oriental
Covid-19
Assintomáticos devem regressar à vida normal após cinco dias de isolamento

Secretário regional da Saúde reconhece atrasos na emissão da declaração de alta e faz apelo à responsabilidade individual de todos

Assintomáticos devem regressar à vida normal após cinco dias de isolamento

Autor: Luís Pedro Silva

O aumento do número de casos positivos de Covid-19 nos Açores, ao longo dos últimos dias, deixou o Serviço Regional de Saúde sem capacidade de resposta para emitir as declarações de alta.

O secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, reconhece as limitações do sistema e faz um apelo à responsabilidade individual de todas as pessoas para ultrapassar esta nova fase da pandemia.

“Tivemos 20 novos casos por dia, durante vários meses nos Açores, mas agora passamos para mil casos por dia. É insuportável, para qualquer sistema de saúde no Mundo, ter capacidade para responder a uma situação destas. O caminho é a responsabilidade individual. As pessoas devem perceber o seu papel neste processo, e, se não tiverem sintomas, após cinco dias, seguem a sua vida normal e ficam a aguardar a chegada do documento com a declaração de alta, para os efeitos burocráticos”, defendeu.

Diversas famílias, que estão em isolamento, queixaram-se que as escolas pediram uma declaração de alta para permitir o regresso dos alunos às aulas.

Clélio Meneses refere que  apenas “os alunos positivos ficam em isolamento”, garantindo a existência de reuniões com a Secretaria da Educação para clarificar os procedimentos nos estabelecimentos de ensino. “Tem havido diálogo e concertação, mas existem sempre interpretações diferentes dos conselhos executivos das escolas. Apenas os alunos positivos ficam em isolamento”, frisou o responsável da Saúde.

Clélio Meneses destaca que atualmente a pandemia está a viver uma fase diferente. Existem mais casos, mas a gravidade da doença é mais reduzida. “Estamos a viver uma nova fase da pandemia, com maior transmissibilidade, mas menor severidade. Os casos nos cuidados intensivos representam apenas 0,07% do total de casos positivos. A pandemia hoje é completamente diferente do que vivemos há dois, um ano e seis meses”, sublinha.


Apoio Covid

O sistema informático de apoio Covid, que permite obter uma declaração de isolamento profilático, informar o resultado de um autoteste positivo para agendar um teste PCR ou inscrever um utente para a vacinação, já recebeu informações de oito mil utentes. Esta situação permitiu aliviar a pressão sobre a Linha Saúde Açores, que se concentrou em apoiar os utentes com sintomas mais evidentes da Covid-19.

A partir de 1 de fevereiro, Clélio Meneses, informou que este sistema informático vai emitir de forma automática o certificado de cura.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.