Açoriano Oriental
António Maçanita eleito Enólogo do Ano pela Revista de Vinhos

O enólogo António Maçanita, da Azores Wine Company, foi considerado o Enólogo do Ano 2018 pela Revista de Vinhos – a Essência do Vinho, enquanto que o vinho da Azores Wine Company, Vinha Centenária 2016, foi distinguido com o Prémio Excelência, como um dos Melhores Vinhos de Portugal pela Revista de Vinhos – a Essência do Vinho, refere nota.



António Maçanita eleito Enólogo do Ano pela Revista de Vinhos

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

António Maçanita, enólogo, fundador e principal mentor dos projetos Fita Preta Vinhos (Alentejo), Maçanita Irmãos & Enólogos (Douro) e Azores Wine Company (Açores), foi distinguido com o prémio de Enólogo do Ano


Segundo escreve a Revista de Vinhos, António Maçanita, “numa saudável equação de equilíbrio entre vinhos de perceção imediata e outros, menos óbvios, como o primeiro branco de talha que fez no Alentejo em 2010, conquistou um lugar merecido entre os enólogos de uma nova geração. Os olhares da crítica haveriam de fixar-se na magnitude do trabalho nos Açores, agora no Pico, onde alavancou um setor adormecido e afirmou-se estrela que guia. (…) O ressurgimento dos vinhos açorianos tem António Maçanita como protagonista maior e ele passou a dever ao projeto da Azores Wine Company a confirmação das credenciais de investigador, criador, inovador (...)”.


O vinho da Azores Wine Company, Vinha Centenária 2016, foi lançado no final do ano passado, atualmente é um dos brancos mais caros de Portugal e teve uma produção de cerca de 600 garrafas.


Para além deste vinho, que se destacou como um dos melhores de Portugal, a Revista de Vinhos atribuiu ainda pontuações históricas a vários vinhos da Azores Wine Company, das quais também se destaca um vinho tinto da casta Saborinho, igualmente lançado no final do ano.


Para além destes prémios, a Azores Wine Company foi ainda nomeada para o Prémio Inovação/Investigação do Ano.





PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados