Açoriano Oriental
António Damásio lança livro sobre a consciência
O neurocientista António Damásio lança hoje o seu mais recente trabalho, “O Livro da Consciência”, no qual aborda a relação entre as emoções e a consciência, de acordo com a sua editora, a Temas e Debates/Círculo de Leitores.

Autor: lusa/ao on line
 

A primeira edição mundial do livro vai estar disponível a partir de hoje e propõe um debate “sobre o tema dos sentimentos e da construção da consciência, demonstrando a existência de uma ponte entre a biologia e a cultura”.

Recordando que há mais de 30 anos que o autor de “O erro de Descartes”, “O sentimento de si” e “Ao encontro de Espinosa” estuda a mente e o cérebro humano, a editora afirma que este livro foi formulado “como um recomeço”.

“A reflexão sobre descobertas importantes da investigação, recentes e antigas, alterou profundamente o seu ponto de vista em duas questões particulares: a origem e a natureza dos sentimentos, e os mecanismos por detrás do eu”, refere a editora.

A Temas de Debates refere ainda que este livro constitui um debate sobre as noções atuais nestes domínios e uma proposta de mecanismos para a construção dos sentimentos e da consciência.

O título original do livro é “Self comes to mind”, que não pode ser traduzido à letra. O autor optou pelo título português “O livro da consciência”, pretendendo deste modo homenagear também Fernando Pessoa, que considera “um dos grandes trabalhadores literários da consciência”.

António Damásio venceu o Honda Prize de 2010, um dos mais importantes prémios atribuídos ao nível da ciência e que será entregue a 17 de novembro em Tóquio.

Segundo o júri, o neurocientista português distinguiu-se pelo seu “esforço pioneiro e notáveis contribuições para o mundo da neurociência.”

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados