Açoriano Oriental
Angela Merkel confiante na ratificação do Tratado de Lisboa
O Tratado de Lisboa “tem boas hipóteses” de ser ratificado e de entrar em vigor, apesar de ter sido recusado por referendo na Irlanda, afirmou hoje a chanceler Ângela Merkel no Parlamento Alemão.
Angela Merkel confiante na ratificação do Tratado de Lisboa

Autor: Lusa/AO Online
   A solução para saída desta crise institucional será um dos temas a debater pelos chefes de Estado e de governo da União Europeia na Cimeira de 11 e 12 de Dezembro, em Bruxelas.

    “Estou confiante em que conseguiremos fazer entrar em vigor o Tratado de Lisboa”, disse a chefe do governo alemão, que na quarta-feira à noite se reuniu em Berlim com o primeiro-ministro irlandês Brian Cowen para debater esta questão.

    O Tratado de Lisboa, que se destina a tornar a União Europeia mais operacional e a conferir-lhe maior peso a nível internacional, foi vetado num referendo realizado a 12 de Junho, na Irlanda, e desde então o processo de ratificação entrou num impasse.

    Dos 27 Estados membros, só a Irlanda e a República Checa ainda não ratificaram o Tratado, e na Alemanha o Presidente da República, Horst Koehler, aguarda ainda uma decisão do Tribunal Constitucional para assinar o documento.

    Para entrar em vigor, o Tratado, que foi alvo de aturadas negociações antes de ser assinado no Mosteiro dos Jerónimos, a 13 de Dezembro de 2007, a culminar a presidência portuguesa da União Europeia, tem de ser ratificado por todos os países da União.

    O projecto original de uma Constituição Europeia já tinha sido abandonado anteriormente, depois do “não” em referendos realizados na França e na Holanda.

    Durante a presidência alemã da UE, no primeiro semestre de 2007, os países membros comprometeram-se, na Declaração de Berlim, a pôr fim a este primeiro impasse.

    Foram então iniciadas negociações para um novo Tratado, concluídas com êxito em Outubro de 2007, em plena presidência portuguesa.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados