Algarve é a zona do país com maior taxa de desemprego

O Algarve registou no segundo trimestre de 2011 a taxa de desemprego mais elevada do país com 14,7 por cento, seguido da Lisboa e da Madeira que detêm 13,5 por cento, segundo dados do INE hoje revelados.


A região Norte é também identificada como uma das zonas com maior taxa de desemprego ao deter 12,6 por cento dos desempregados registado em Portugal.

Os valores mais baixos, segundo o Instituto Nacional de Estatística, foram observados na zona Centro (9,5 por cento), na Região Autónoma dos Açores (9,7 por cento) e no Alentejo (11,8 por cento).

Face ao trimestre anterior, e à semelhança do sucedido globalmente para Portugal, a taxa de desemprego diminuiu em todas as regiões, com exceção da Região Autónoma dos Açores, onde aumentou.

Os maiores decréscimos ocorreram no Algarve, no Alentejo e na Região Autónoma da Madeira.

A taxa de desemprego em Portugal desceu 0,3 pontos percentuais no segundo trimestre de 2011 situando-se nos 12,1 por cento, o que significa que 675 mil portugueses estão sem emprego, segundo o Instituto Nacional de Estatística.

No primeiro trimestre de 2011 a taxa de desemprego estava nos 12,4 por cento, aumentando 1,3 pontos percentuais face ao último trimestre de 2010, atingindo particularmente as mulheres.

Segundo a Estatística de Emprego do INE, a diminuição no segundo trimestree resultou do efeito conjugado do acréscimo da população empregada, de 0,6 por cento, e do decréscimo da população desempregada, de 2,0 por cento, abrangendo 27,0 mil e 13,9 mil pessoas, respetivamente.

PUB