Açoriano Oriental
Alexandre Gaudêncio sublinha mais-valias do livro “Açores, uma caça ao sonho americano”

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, presidiu à cerimónia de lançamento do livro “Açores, uma caça ao sonho americano”, obra produzida pela Associação dos Emigrantes Açorianos e coordenada pelo seu presidente, Rui Faria.

Alexandre Gaudêncio sublinha mais-valias do livro “Açores, uma caça ao sonho americano”

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

A obra apresenta uma história ilustrada que conta como os primeiros açorianos chegaram aos Estados Unidos da América através da caça à baleia. Trata-se, também, de um livro dedicado às gerações mais novas com o intuito de aprenderem mais sobre a emigração açoriana, explica nota.


Com textos de Patrícia Carreiro, o livro conta com ilustrações de Romeu Cruz e tradução para inglês de Cristina Oliveira. O lançamento do livro no Museu da Emigração Açoriana coincidiu com o Dia Internacional das Migrações, efeméride que se assinala a 18 de dezembro de cada ano.


Na ocasião, Alexandre Gaudêncio congratulou a Associação dos Emigrantes Açorianos pela “iniciativa e preocupação de incluir textos adequados a uma maior perceção por parte das gerações mais novas sobre o fenómeno da emigração, contribuindo para a preservação dos usos e costumes junto dos mais jovens, principalmente no que diz respeito à temática da baleação”.


O autarca reconheceu que “a edição do livro em português e inglês é uma mais-valia para as comunidades emigradas”, elogiando a Associação dos Emigrantes Açorianos pelo “arrojo colocado nesta particularidade que define de forma indelével a abrangência que a mesma procura alcançar fora de portas”.


Na ocasião também foi assinado um protocolo entre a Câmara da Ribeira Grande e a Associação dos Emigrantes Açorianos que visa a dinamização da futura Praça do Emigrante, espaço que vai nascer na avenida José Nunes da Ponte e que pretende homenagear todos aqueles que partiram em busca de melhores condições de vida.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados