Alemanha vai conseguir chegar ao final do ano sem défice

A Alemanha vai chegar ao final de 2012 com o objetivo de equilíbrio orçamental, ficando sem défice relativamente ao Porduto Interno Bruto (PIB), refere hoje o semanário alemão 'Der Spiegel'.


 

O défice público do Estado alemão, incluindo a administração federal, os 'Länder', poder local e sistema social- chegará a zero graças a um forte aumento das receitas fiscais, adianta o semanário.

O 'Der Spiegel' indica que estas informações são cálculos internos do Ministério das Finanças alemão.

Com estes resultados, acelera-se o processo de consolidação orçamental que o titular das Finanças, Wolfgang Schäuble, calculou há uns meses atrás, tendo como previsão que tal seria atingido em 2013, enquanto que para este ano se situaria nos 0,5% do PIB.

O nível de endividamento será também menor do que o esperado - 81,5% em vez de 83,5 % estimado há alguns meses atrás -, com perspetivas de situar-se nos 73% em 2016.

Em termos comparativos, Portugal terá de chegar ao final do ano com um défice de 5% do PIB e um nível de endividamento que ultrapassará os 125%.

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024