Açoriano Oriental
Agentes da PSP afetos ao plano de contingência nos aeroportos vão continuar apoiar SEF

Os agentes da PSP que durante os meses de verão reforçaram os aeroportos portugueses vão continuar a apoiar o SEF no controlo de passageiros até ao final do ano, revelou o ministro da Administração Interna.

Agentes da PSP afetos ao plano de contingência nos aeroportos vão continuar apoiar SEF

Autor: Lusa/AO Online

“Tomamos a decisão de prolongar esta cooperação institucional [entre PSP e SEF] até 31 de dezembro e depois, se for considerado necessário, poderá prolongar-se durante o mês de janeiro”, disse aos jornalistas José Luís Carneiro, durante a apresentação do plano de contingência que esteve em vigor nos postos de fronteira aérea dos aeroportos nacionais entre junho e setembro.

O plano de contingência do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para os aeroportos portugueses durante os meses de verão incluiu um conjunto de medidas, nomeadamente o reforço de 168 agentes da Polícia de Segurança Pública, que receberam formação para auxiliar o SEF no controlo de fronteiras aéreas.

“Esta cooperação institucional em que o SEF pede o apoio e a cooperação da PSP para reforçar a garantia da segurança nas fronteiras e no espaço público é um objetivo que deu provas e que se prolongará”, assegurou o ministro.

José Luís Carneiro explicou que esta cooperação até 31 de dezembro entre a PSP e o SEF significa que se está a preparar o verão de 2023 e fazer face ao possível aumento de passageiros nos aeroportos durante o período do natal.

O ministro afirmou que os 168 agentes não vão estar sempre no controlo das fronteiras, passando a ser feito um ajustamento do dispositivo da PSP às necessidades efetivas do fluxo existente nos aeroportos.

“A procura nos aeroportos ocorre entre as 05h00 e as 15h00. A partir das 15h00 verifica-se uma quebra muito significativa na procura dos aeroportos, o que significa que não faz sentido do ponto de vista da boa gestão dos recursos humanos ter esses efetivos da PSP em aeroporto a partir das 15h00. Os agentes da PSP continuam a trabalhar no perímetro do aeroporto, mas na ordem e segurança pública e não na segurança aeroportuária”, disse.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados