Açoriano Oriental
Aeroporto de Ponta Delgada com novas infraestruturas de receção aos passageiros

A partir desta terça-feira, o Aeroporto João Paulo II em Ponta Delgada passa a contar, com novas infraestruturas de receção aos passageiros desembarcados, garantindo "uma gestão mais eficaz a quem viaja interilhas ou do exterior e, neste caso, com encaminhamento específico e diferenciado para aqueles que apresentam ou não teste de despiste ao SARS-CoV-2 à chegada à Região", indica nota do executivo regional.

Aeroporto de Ponta Delgada com novas infraestruturas de receção aos passageiros

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Desta forma, ficam definidas três zonas com sinalética identificativa específica, seja no interior, seja no exterior da aerogare, nomeadamente interilhas - zona amarela; passageiro desembarcado do exterior sem teste – zona azul (dispondo de três infraestruturas dotadas de seis gabinetes com climatização, que garantem conforto, privacidade e segurança aos seus utilizadores, sejam as equipas de saúde, sejam os passageiros, onde serão realizadas as análises de despiste ao SARS-CoV-2, bem como uma infraestrutura adicional para apoio logístico); passageiro desembarcado do exterior com teste – zona verde (dispondo de seis infraestruturas abertas para receção e tratamento ágil dos processos dos viajantes).

O Governo dos Açores adianta que "com esta gestão diferenciada de fluxos, pretende-se evitar o congestionamento e o cruzamento entre passageiros interilhas e desembarcados do exterior, bem como aqueles que realizaram teste face aos que ainda não o fizeram".

Refira-se que todas as infraestruturas criadas encontram-se numeradas para facilitar a circulação e orientação dos passageiros, dispondo ainda de zonas específicas para as situações prioritárias.

Esta é uma ação do Governo dos Açores, através das secretarias regionais da Saúde, dos Transportes e do Turismo, em parceria com a ANA - Aeroportos, enquanto entidade gestora do espaço.

Por outro lado, para agilizar a circulação dos passageiros foi desenvolvida também a ferramenta web 'My Safe Azores', que torna o processo de controlo sanitário à entrada no arquipélago mais fácil e rápido, contribuindo, decisivamente, para a sua desmaterialização.

Esta ferramenta, disponível em https://mysafeazores.com/, permite concretizar, "numa só interação, e antecipadamente, todos os passos que o viajante deve empreender antes da chegada à Região, incluindo a anexação do comprovativo de resultado negativo do teste ao SARS-CoV-2, caso tenha optado por realizar o teste no exterior, tornando o processo de circulação mais fácil e rápido".

O desenvolvimento desta nova ferramenta tecnológica decorre de uma parceria estabelecida entre a Secretaria Regional da Saúde e a Direção de Sistemas de Informação do Grupo SATA.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados