Açoriano Oriental
Açorianos criam app com base na tecnologia de ChatGPT

Grades Up SE integra a inteligência artificial ChatGPT e permite que “toda a gente tenha um explicador gratuito no bolso”. App é gratuita e está disponível para iPhone e Android

Açorianos criam app com base na tecnologia de ChatGPT

Autor: Paulo Faustino

Os criadores da plataforma educativa de explicações online ‘Grades Up’, criaram recentemente mais uma aplicação, o Grades Up SE (Solutions Edition), que pretende ser “um explicador gratuito no bolso” tendo por base a tecnologia de inteligência artificial (ChatGPT).

“O Grades Up SE não é um projeto como qualquer outro. É, de certa forma, histórico. Podem-se tirar dúvidas sobre tudo. Qualquer tipo de matéria mesmo, até receitas de cozinha, ou seja, não é nem para apenas estudantes do básico nem universidade, é para toda a gente - qualquer tipo de pergunta sobre qualquer tipo de matéria é respondida em segundos. Pais podem utilizar o SE para ajudar os filhos mais novos na escola, por exemplo”, explicam Afonso Resendes e João Rui Rego, a que se junta Tiago Almeida, um novo membro na equipa que já vinha associado ao seu projeto anterior, a rede social Veera.

A app Grades Up SE funciona de forma simples. Dá para escrever diretamente a dúvida ou tirar uma fotografia a uma dúvida que é convertida depois em texto, tudo com base no ChatGPT, que é uma inteligência artificial que compete com o sistema de pesquisa da Google. O ChatGPT consegue responder a qualquer tipo de pergunta “ética” com diferentes graus de profundidade.

Na verdade, a app criada pelos jovens açorianos começou a ser idealizada há cerca de três meses, quando aquela tecnologia já estava a ser utilizada em força.

“Uma vez que os dois grandes objetivos do Grades Up sempre foram ajudar alunos que não têm capacidade financeira de usufruir de uma explicação e ajudar os alunos que têm certo receio de tirar as suas dúvidas em ambiente de sala de aula, o Grades Up SE pareceu uma ideia perfeita. Integramos a inteligência artificial na nossa app de modo a toda a gente ter um explicador no seu bolso”, vincam.

Basicamente, a nova aplicação, que é gratuita e está disponível para iPhone (chegou ao 6.º lugar da AppStore, dois dias após o seu lançamento) e Android, pega no ChatGPT e coloca-o numa app bonita, rápida e intuitiva. “Pegamos num instrumento em ponto bruto e limamos as arestas”, evidenciam. Para reiterar a ideia que o Grades Up SE, “além de ajudar estudantes, pode auxiliar os próprios pais que podem não se recordar de uma matéria que o filho esteja a estudar e tenha dúvidas, pode ajudar universitários e qualquer outra pessoa de qualquer faixa etária. O SE é para toda a gente”.

Para o futuro, a pretensão do trio é trabalhar na plataforma Grades Up “em si e integrar o SE de modo a expandir a nossa marca tendo sempre em conta os nossos objetivos como equipa”. Para já, estes jovens estão concentrados em divulgar o Grades Up SE, que consideram ser “um passo gigante na tecnologia de inteligência artificial e nós estamos a ser os primeiros no mundo a executar um projeto deste género”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.