Açoriano Oriental
Açores vão ter grupo disciplinar de viola da terra

A secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, anunciou que vai ser criado um grupo de docência de ensino artístico específico para a viola da terra.

Açores vão ter grupo disciplinar de viola da terra

Autor: AO online

De acordo com nota publicada no portal do Governo, têm sido abertas vagas no grupo de lecionação dos instrumentos tradicionais, podendo as vagas ser preenchidas por “candidatos detentores de habilitações em outros instrumentos que não a viola da terra”.

“Queremos preservar e garantir docentes devidamente habilitados para o ensino da viola da terra no ensino artístico e temos que garantir que haja um grupo de recrutamento específico para essa área”, frisou.

Sofia Ribeiro falava no debate sobre o plano de valorização da viola da terra na Região Autónoma dos Açores, na Assembleia Legislativa Regional, na cidade da Horta, esta quarta-feira, 20 de abril.

A titular da pasta dos Assuntos Culturais anunciou ainda, durante a sua intervenção, que a Secretaria Regional está a desenvolver um conjunto de ações nas escolas dos Açores, “em contexto de educação não formal”, para levar as “manifestações culturais dos saberes e das práticas da viola da terra junto dos mais novos”.

Sofia Ribeiro anunciou ainda que a Direção Regional dos Assuntos Culturais passou a ser membro fundador da “nova rede nacional do património cultural imaterial” desde o dia 3 de abril.

Sobre a classificação dos saberes e práticas tradicionais associadas à viola da terra a património cultural imaterial, a governante explicou que a Secretaria Regional está a preparar um evento de apresentação pública do trabalho em curso para o dia 3 de junho, no Atlântida Cine, em Santa Maria.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados