Açoriano Oriental
Açores vão investir 1,7 ME em sistema centralizado de imagens radiológicas
O Governo dos Açores vai investir 1,7 milhões de euros na instalação de um sistema centralizado de imagens radiológicas no Serviço Regional de Saúde (SRS) em 2016, anunciou hoje o secretário regional da Saúde
Açores vão investir 1,7 ME em sistema centralizado de imagens radiológicas

Autor: LUSA/AO online

"Estou a falar de um sistema centralizado de imagens radiológicas para toda a região, um investimento que se prevê de 1 milhão e 700 mil euros que irá permitir, a par do que está a ser feito com as análises clínicas, uma centralização de todas as imagens", explicou Luís Cabral na sede do parlamento açoriano, na cidade da Horta, durante a audição na Comissão de Assuntos Sociais a propósito das propostas de Plano e Orçamento do Governo para o próximo ano.

Segundo o titular da pasta da Saúde no arquipélago, este novo sistema permitirá que "qualquer médico, em qualquer hospital ou em qualquer unidade de saúde de [qualquer] ilha" possa ter acesso a todas as imagens, independentemente do local onde tenham sido feitas.

"Queremos ter um Serviço Regional de Saúde mais moderno, musculado, sustentável e preparado para o futuro", realçou Luís Cabral.

O governante destacou que, em 2016 (o último ano desta legislatura), o Governo Regional pretende lançar as últimas obras no SRS a que se tinha comprometido no início do mandato, sem perder de vista o objetivo de garantir "estabilidade financeira" no setor.

Luís Cabral, que tutela também a área da Proteção Civil nos Açores, adiantou que o Governo vai continuar a apostar no "reforço das capacidades do próprio serviço", nas componentes da emergência médica.

A finalização da rede de rádio do Serviço de Proteção Civil, um investimento lançado este ano mas que só deverá estar concluído em julho de 2016, e a aquisição de novos equipamentos para os quartéis de bombeiros, são outras das prioridades do secretário regional da Saúde.

O Plano do Governo para 2016, no valor total de 782 milhões de euros, prevê para a área da Saúde e Proteção Civil, cerca de 37,3 milhões de euros para investimento.

As propostas de Plano e o Orçamento do Governo dos Açores serão discutidas e votadas no Parlamento regional no plenário marcado para 24, 25 e 26 de novembro.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados