Açoriano Oriental
Covid-19
Açores registam 93 novos casos e 101 recuperações

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 93 novos casos positivos de Covid-19, sendo 92 em São Miguel e um na Terceira, resultantes de 3.294 análises realizadas nos laboratórios de referência da Região, nos laboratórios privados com convenção, no Serviço Regional de Saúde, por via dos testes rápidos (rastreios em massa) e no laboratório do Polo da Terceira da Universidade dos Açores.

Açores registam 93 novos casos e 101 recuperações

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Dos 92 novos casos na ilha de São Miguel, 91 são em contexto de transmissão comunitária, sendo 59 referentes a casos identificados no âmbito dos rastreios em massa, realizados em Rabo de Peixe (52) e em Ponta Garça (7); o outro diz respeito a um residente em contexto de viagem que obteve análise positiva à chegada à Região.

Na ilha Terceira, o caso diagnosticado está relacionado com transmissão comunitária.


101 Recuperações

Há 101 recuperações a registar nas últimas 24 horas, sendo 97 em São Miguel (55 na Ribeira Grande, 21 em Ponta Delgada, 13 em Vila Franca do Campo e oito na Lagoa); quatro na Terceira (uma na Praia da Vitória e três em Angra do Heroísmo);


25 Internamentos

Há 25 internamentos, sendo 23 no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada (nove em Unidade de Cuidados Intensivos); e dois no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira (um dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos ).


Uma cadeia de transmissão ativa

Há uma cadeia de transmissão ativa, nomeadamente na ilha de São Jorge (o último elemento que integra esta cadeia, foi evacuado para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, prevendo-se que a situação seja temporária).

Refira-se que de acordo com a situação de transmissão comunitária registada nas ilhas Terceira e São Miguel, a Autoridade Regional de Saúde deixou de mencionar as cadeias de transmissão local referentes a estas ilhas.

Foram extintas 194 cadeias de transmissão.


757 Casos positivos ativos

Existem atualmente 757 casos positivos ativos na Região, sendo 731 em São Miguel, 20 na Terceira, um no Faial, um no Pico e quatro nas Flores.

Foram detetados até hoje 3.250 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença Covid-19, verificando-se 23 óbitos e 2.371 recuperações.

A Autoridade de Saúde Regional explica, no boletim desta quarta-feira, que foi atualizado o valor total das análises processadas nos laboratórios privados com convenção, no laboratório do Polo da Terceira da Universidade dos Açores e os resultantes de rastreios em massa promovidos pelo Serviço Regional de Saúde.

Assim, no período compreendido entre 03 e 18 de janeiro, foram processadas 4.974 análises pelas entidades referidas, elevando o total de testes realizados nos Açores, desde o início da pandemia, para 286.489.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados