Açoriano Oriental
Açores/Mau tempo: PS das Flores elogia executivo regional por projeto para novo porto

O PS da ilha das Flores elogiou esta sexta feira o executivo regional, também socialista, pela apresentação do projeto de reconstrução do porto das Lajes das Flores, destruído pela passagem do furacão Lorenzo em outubro de 2019.

Açores/Mau tempo: PS das Flores elogia executivo regional por projeto para novo porto

Autor: AO Online/ Lusa

"A destruição do porto comercial das Flores pelo furacão Lorenzo teve um impacto relevante em toda a ilha, quer pelos constrangimentos que provocou ao abastecimento, quer pelo simbolismo e sensação de segurança que o mesmo garante à ilha”, refere o secretariado do PS das Flores em nota enviada às redações.

Segundo os socialistas, “o projeto apresentado pelo Governo dos Açores não só prevê a reconstrução do porto comercial, como representa a reconstrução de uma infraestrutura moderna, de muito maior capacidade e muito mais resistente a fenómenos adversos".

Para os socialistas florentinos, o novo porto irá assegurar uma "muito maior capacidade de serviço", com dois cais acostáveis de 140 metros, e um cais acostável de 170 metros, para além de ter "um molhe de proteção com muito maior capacidade de resistência às intempéries e maior proteção para serviço em condições de mar adversas".

Também hoje, o PSD/Açores congratulou-se com o projeto de reconstrução do porto das Lajes das Flores, mas disse temer pelos “atrasos do costume” na construção da obra.

Em nota de imprensa, o deputado regional do PSD Bruno Belo, eleito pelas Flores congratulou-se com a “apresentação do projeto para a obra do porto comercial” da ilha, conhecido esta semana, mas disse temer que a obra “sofra os atrasos do costume”.

“Mais importante do que esta apresentação será sempre a efetivação da obra, a sua realização no terreno”, declarou Bruno Belo, citado em comunicado.

O social-democrata afirmou que o executivo já se encontra “em plena campanha eleitoral” para as eleições regionais, referindo que o projeto apresentado pelo Governo Regional “não passa de um estudo”.

 Na quarta-feira, o presidente do Governo açoriano, Vasco Cordeiro apresentou nas Lajes das Flores o estudo para a reconstrução e reordenamento do porto comercial da ilha, cerca de 10 meses após a passagem do furacão Lorenzo, que destruiu por completo a principal infraestrutura portuária das Flores.

O investimento total estimado para esta obra é de 180 milhões de euros, tendo Vasco Cordeiro referido que a obra constitui uma "intervenção estruturante e ambiciosa" que permitirá "repensar toda a aérea portuária" atingida.

A passagem do furacão Lorenzo, em outubro de 2019, causou graves danos em setores públicos e no setor empresarial privado, com perdas estimadas pelo executivo açoriano em cerca de 330 milhões de euros.

O Governo da República demonstrou disponibilidade para cobrir cerca de 85% desse valor, dividindo-se o restante entre o Fundo de Solidariedade da União Europeia e o esforço da região.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados