Açoriano Oriental
Açores com avisos amarelos por causa de precipitação e vento na segunda-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos para as nove ilhas dos Açores, devido às previsões de precipitação por vezes forte e vento, para segunda-feira.

Açores com avisos amarelos por causa de precipitação e vento na segunda-feira

Autor: Lusa


Segundo o IPMA, para as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), o aviso de “precipitação, por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada” e de vento (direção de sul, rodando para sudoeste), vai vigorar entre as 02:00 locais (03:00 em Lisboa) e as 08:00 locais (09:00 em Lisboa) de segunda-feira.

No grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o alerta, por “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada”, é válido entre as 14:00 locais (15:00 em Lisboa) e as 23:00 locais de segunda-feira (00:00 em Lisboa de terça-feira).

As duas ilhas vão ainda estar sob aviso amarelo devido ao vento (direção de sul, rodando para sudoeste) das 17:00 locais (18:00 em Lisboa) às 23:00 locais de segunda-feira (00:00 em Lisboa de terça-feira).

O aviso amarelo do IPMA vai também vigorar para as ilhas do grupo Central dos Açores (Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa) entre as 07:00 locais (06:00 em Lisboa) e as 20:00 locais (21:00 em Lisboa) de segunda-feira, por previsões de “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada”.

Para estas ilhas foi ainda determinado o aviso amarelo pelo vento (direção de sul, rodando para sudoeste), que vigorará entre as 11:00 locais (12:00 em Lisboa) e as 20:00 locais (21:00 em Lisboa) de segunda-feira.

O IPMA já tinha emitido hoje um aviso amarelo para o grupo Central dos Açores, devido a previsões de vento com a direção de sul, entre as 11:00 locais (12:00 em Lisboa) e as 20:00 locais (21:00 em Lisboa) de segunda-feira.

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.