Açoriano Oriental
Açores avaliam fertilidade dos solos agrícolas

A secretaria regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e a Fundação Gaspar Frutuoso celebraram um contrato com vista à avaliação e diagnostico da fertilidade dos solos agrícolas dos Açores, foi anunciado.

Açores avaliam fertilidade dos solos agrícolas

Autor: Lusa /AO Online

Segundo uma nota publicada no 'site' oficial do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), a assinatura do contrato de aquisição de serviços de análise entre a secretaria regional da Agricultura e a Fundação Gaspar Frutuoso foi formalizado esta semana.

Para o titular pela pasta da Agricultura, António Ventura, que assinou o contrato, trata-se de "um passo importante" entre a secretaria regional, a Federação Agrícola e a Universidade dos Açores" para continuar a informar os consumidores das boas práticas na agricultura nos Açores.

Segundo o secretário regional, citado na nota de imprensa, com este contrato, o Governo Regional quer, juntamente com as associações de agricultores, “dar os melhores conselhos sobre fertilidade, mas também do ponto de vista económico, atualizar aquilo que são as castas do uso do solo, as castas da fertilidade”.

“Tudo é importante para que juntos possamos ter esse conhecimento arquivado e percebermos a evolução do nosso solo”, sublinhou o governante.

António Ventura destacou que os Açores são também “conhecidos pela sua sustentabilidade do solo, pois é um elemento de promoção e que assegura a garantia dos produtos”.

Nos Açores há solos “com uma grande capacidade produtiva, pois o solo é um elemento vivo, dinâmico, biodinâmico e está vivo porque o agricultor mantém-no com sustentabilidade”, acrescentou.

A Fundação Gaspar Frutuoso, criada por iniciativa da Universidade dos Açores, é uma instituição pública de direito privado, que fomenta atividades de cariz científico, tecnológico, social, cultural, desportivo, económico e ambiental.

Esta fundação, através dos seus diversos programas de financiamento, gere projetos de investigação em diversas áreas.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados