Açoriano Oriental
20 carros arrastados em enxurrada na Ribeira Grande
A chuva intensa que hoje caiu no concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Açores, provocou uma enxurrada que arrastou cerca de 20 carros na freguesia de Santa Bárbara, disse à agência Lusa o presidente da câmara local
20 carros arrastados em enxurrada na Ribeira Grande

Autor: LUSA/AO online

"Devido à chuva forte, houve uma enxurrada na rua do Biscoito que arrastou cerca de 20 carros, mas só há danos materiais”, afirmou Alexandre Gaudêncio, explicando que a via é inclinada e no momento da chuva intensa, pelas 17:00 (18:00 em Lisboa), estavam muitos carros estacionados por ser dia de Natal.

Alexandre Gaudêncio referiu que a limpeza da via já está em curso pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, com o apoio de equipamento do Governo Regional.

“Temos várias equipas mobilizadas, incluindo das juntas de freguesia, e também maquinaria da Secretaria Regional do Turismo e Transportes”, adiantou.

Segundo o autarca, a “enxurrada deveu-se ao facto de o solo já não conseguir absorver água, dada a pluviosidade intensa que se tem registado nas últimas semanas”, referindo ter havido, ainda, na freguesia da Ribeirinha uma “pequena derrocada”.

O Governo Regional dos Açores fez saber que os secretários regionais do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, e da Agricultura e Ambiente, Luís Viveiros, “estão no local a acompanhar os efeitos das enxurradas na freguesia de Santa Bárbara”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso amarelo o grupo oriental do arquipélago dos Açores (ilhas de São Miguel e Santa Maria) devido à previsão de chuva até às 07:00 de sábado (hora de Lisboa).

O mesmo aviso foi emitido para o grupo central (Graciosa, Faial, Terceira, Pico e São Jorge) até às 24:00 de hoje.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e representa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados