11 de Setembro : Milhares de pessoas assinalam em Nova Iorque ataque de 2001

11 de Setembro : Milhares de pessoas assinalam em Nova Iorque ataque de 2001

 

Lusa / AO online   Internacional   11 de Set de 2011, 13:12

Milhares de familiares de vítimas do 11 de setembro concentram-se hoje para as cerimónias do 10º aniversário dos atentados, que arrancaram as 8:35 em Nova Iorque (13:35 de Lisboa).

Vindos de todo o país e até do estrangeiro, começaram a chegar de madrugada ao local das cerimónias, junto ao monumento as vítimas no World Trade Center, hoje inaugurado, rodeado de fortes medidas de segurança e muitas centenas de polícias.

Trouxeram ramos de flores, bandeiras americanas, balões em forma de coracão ou T-shirts com fotografias dos seus familiares mortos nos atentados contra as Torres Gémeas.

Alguns imprimiram retratos a grandes dimensões dos falecidos, acompanhados dos nomes ou mensagens como "nunca esqueceremos".

Tendo como pano de fundo o pulpito onde irá falar o presidente Obama e outros dignitários, e as árvores e as duas enormes piscinas que compõem o monumento onde assentaram as Torres Gémeas, muitos seguram molduras de jovens ou homens fardados, que perderam a vida nos atentados.

As cerimónias foram abertas pelas bandas de gaitas de foles da polícia e bombeiros e por Obama e primeira dama, acompanhado do ex-presidente Bush e Laura Bush.

Com uma enorme bandeira recuperada do 11 de setembro empunhada por polícias e bombeiros em traje de gala, um coro de jovens cantou o hino americano.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.