Escola

Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Disseram os alunos...

Trabalho letivo em “Dinâmica SOS”

Estamos passando por um tempo onde os planos mudaram por completo de uma forma “rebelde”, uma das coisas foi o método de ensino. Como será que estamos a ver e a sentir esta nova “dinâmica SOS” de trabalho letivo ou atividade escolar? Estou convencida de que o trabalho e o cansaço triplicaram para toda a comunidade escolar. Temos imensos sites a ser testados para que assim as aulas sejam dadas da melhor maneira e, com isso tudo, estamo-nos adaptando aos poucos.


Na verdade, é tudo novo para nós e só o facto de termos de estar perante os computadores, Tablets e telemóveis diariamente já cansa a visão, não esquecendo que os trabalhos são muito mais fáceis de fazer, por exemplo, em formato Word em vez de estar a escrever no caderno diário. Além disso, temos prazos mais alargados para resolver as tarefas solicitadas pelos nossos professores. Depois, são os imensos sites que estão a ser testados, dificultando mais ainda o trabalho dos professores, visto que estes têm que nos explicar como entrar em cada plataforma, mas também dificulta um pouco o lado dos alunos, pois alguns não têm memória no PC para instalar certas aplicações, caso seja para o fazer. No entanto, acho que já descobrimos a plataforma certa para mandar trabalhos, fazer videoconferências, tirar qualquer tipo de dúvidas e afins, por isso penso que este já não seja um problema.

Porém, há quem defenda uma perspetiva oposta, argumentando que estas aulas pela Internet são completamente desnecessárias, visto que estamos no 3.º período e que este não faz «milagres». Este argumento baseia-se num raciocínio errado, pois, embora eu defendesse também este raciocínio, comecei a pensar que há quem dependa deste período para subir as suas médias, apesar de, neste momento, ser um pouco difícil.

Logo, considerando todas as razões enumeradas, defendo que se nos ajudarmos uns aos outros, embora seja um desafio para todos nós, vamos acabar por dominar a Internet, porque antes pensávamos que já sabíamos mexer em tudo, até passar por isto, e afinal não sabíamos absolutamente nada! Acredito que vamos todos juntos conseguir ultrapassar quaisquer obstáculos, mas, para isso, faz a tua parte, coopera, não tornes as coisas mais complicadas do que já são!

 

Inês Vieira 9.ºF

Mais lidas

Nenhum artigo disponível para leitura.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
Escola Profissional da Povoação
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
Escola Secundária da Lagoa
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto. Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

“Precisamos de políticas que permitam a fixação dos jovens ou a atração de jovens de outras geografias”
“Precisamos de políticas que permitam a fixação dos jovens ou a atração de jovens de outras geografias”
João Dâmaso Moniz é diretor-geral da Escola Profissional da Ribeira Grande. Foi neste contexto que liderou a lista única, com várias escolas, candidata à Associação de Escolas Profissionais dos Açores, tendo sido eleito presidente da direção da AEPA no passado dia 12 de dezembro para os próximos três anos. Em entrevista ao Açoriano Oriental, João Dâmaso Moniz fala dos desafios que se colocam atualmente ao ensino profissional nos Açores.