Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Trabalho letivo em “Dinâmica SOS”


Inês Vieira

Estamos passando por um tempo onde os planos mudaram por completo de uma forma “rebelde”, uma das coisas foi o método de ensino. Como será que estamos a ver e a sentir esta nova “dinâmica SOS” de trabalho letivo ou atividade escolar? Estou convencida de que o trabalho e o cansaço triplicaram para toda a comunidade escolar. Temos imensos sites a ser testados para que assim as aulas sejam dadas da melhor maneira e, com isso tudo, estamo-nos adaptando aos poucos.

Na verdade, é tudo novo para nós e só o facto de termos de estar perante os computadores, Tablets e telemóveis diariamente já cansa a visão, não esquecendo que os trabalhos são muito mais fáceis de fazer, por exemplo, em formato Word em vez de estar a escrever no caderno diário. Além disso, temos prazos mais alargados para resolver as tarefas solicitadas pelos nossos professores. Depois, são os imensos sites que estão a ser testados, dificultando mais ainda o trabalho dos professores, visto que estes têm que nos explicar como entrar em cada plataforma, mas também dificulta um pouco o lado dos alunos, pois alguns não têm memória no PC para instalar certas aplicações, caso seja para o fazer. No entanto, acho que já descobrimos a plataforma certa para mandar trabalhos, fazer videoconferências, tirar qualquer tipo de dúvidas e afins, por isso penso que este já não seja um problema.

Porém, há quem defenda uma perspetiva oposta, argumentando que estas aulas pela Internet são completamente desnecessárias, visto que estamos no 3.º período e que este não faz «milagres». Este argumento baseia-se num raciocínio errado, pois, embora eu defendesse também este raciocínio, comecei a pensar que há quem dependa deste período para subir as suas médias, apesar de, neste momento, ser um pouco difícil.

Logo, considerando todas as razões enumeradas, defendo que se nos ajudarmos uns aos outros, embora seja um desafio para todos nós, vamos acabar por dominar a Internet, porque antes pensávamos que já sabíamos mexer em tudo, até passar por isto, e afinal não sabíamos absolutamente nada! Acredito que vamos todos juntos conseguir ultrapassar quaisquer obstáculos, mas, para isso, faz a tua parte, coopera, não tornes as coisas mais complicadas do que já são!

 

Inês Vieira 9.ºF

AO Escolas

É importante haver um jornal escolar
Hoje em dia, a nossa escola dá-nos algumas oportunidades para que o nosso trabalho seja mais conhecido e valorizado. A meu ver, o jornal escolar tem uma importância enorme para os alunos.
 
Escola Secundária da Lagoa
Geocaching em tempo de verão e férias – Alguns desafios…
Desde março passado que as atividades deste Clube têm sido extremamente limitadas em virtude da existência desta pandemia do Covid19. Assim e por decisão superior, foram adiadas várias atividades que estavam projetadas para este terceiro período, nomeadamente: as visitas de estudo para o Salto do Cabrito e para as Sete Cidades (esta última organizada em conjunto com o Clube Náutico da lagoa), a conferência sobre Geocaching e Literatura e os vários eventos previstos (em particular o evento CITO)! Assim neste trimestre as atividades do Clube, limitaram-se à realização da manutenção de algumas das caches do Clube e na participação mensal nos “jornais” Diário da Lagoa e Neurónio. Desde o mês de junho, e sendo possível já algum “desconfinamento”, alguns alunos e professores já foram “encontrar” algumas caches…
 
Escola Secundária da Lagoa
DesenvoLver, Expressar, Crescer
Perdidos no meio da diversidade, de tanta novidade tecnológica e multimédia, centrados em tantas redes sociais e de olhos colados, quase todo o dia, a um ecrã, cada vez é mais difícil colocar um livro nas mãos de qualquer adolescente.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Registos de novos AL caem para metade em Ponta Delgada"
"Registos de novos AL caem para metade em Ponta Delgada" é a manchete deste domingo do Açoriano Oriental.
 
Governo Regional convida Açorianos a participar na Agenda para relançamento social e económico dos Açores
O Governo dos Açores apresentou sexta-feira, em Ponta Delgada, uma anteproposta de Agenda para o Relançamento Social e Económico da Região Autónoma dos Açores, com vista à recuperação e transformação social e económica da Região nesta nova fase de regresso progressivo à normalidade, contando para isso com a participação de todos os Açorianos
 
Benfica contrata defesa Gilberto e guarda-redes Helton Leite até 2025
Os futebolistas brasileiros Gilberto, defesa proveniente do Fluminense, e Helton Leite, guarda-redes que pertencia ao Boavista, são os mais recentes reforços do Benfica, tendo ambos assinado contrato até 2025, anunciou hoje o clube lisboeta.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.